Helipontos colossais e paredes de vidro altas podem chamar a atenção, mas a decoração tem igual impacto na personalidade de superiates de luxo.
Embora esses quatro designers tenham visões diferentes, cada um adiciona um toque de personalidade ao interior de superiates de luxo:
O impressionista
O Excellence de 262 pés da Winch Design homenageia a coleção particular de carros do proprietário Herb Chambers. Com direito a tudo: de armários a sofás, inspirados em detalhes de ícones como o Bugatti Royale e o Ferrari Daytona Spyder.
Portanto, até mesmo os detalhes das janelas sob medida lembram o painel de um Mercedes dos anos 1960. “Uma peça personalizada tem a capacidade de contar a história do conceito”, diz a designer de Winch, Lizzy Hart.
Veja também:
- Superiates têm pico na pandemia; veja 6 tendências para iates de luxo
- Um superiate compacto? Conheça o Invictus 240CX
- Rolls-Royce lança conceito de superiates híbridos de luxo
Seu favorito: o sofá inspirado em Cadillac encontrado no convés. “As proporções generosas, a forma curva e os tecidos macios são convidativos, enquanto as grades de metal e o couro em relevo permitem que você saiba que está sentado em algo especial.”
O modernista
O designer italiano Cristiano Gatto diz que os móveis não apenas ajudam a criar uma história, mas muitas vezes se tornam o ponto focal de um iate.
Por isso, seus designs contemporâneos no superiate de 163 pés dão atenção especial à elevação do que ele chama de “objetos subestimados”.
Veja também:
- Beyoncé aluga iate de R$ 11 milhões por semana para passar férias com a família. Confira!
- Swordfish 40: barco tem compartimento que fica submerso a 2m de profundidade
- Conheça o iate futurista que é projetado de dentro para fora e tem um heliporto
Gatto diz que o design de móveis é uma “pesquisa equilibrada entre forma e função”. Além disso, a peça modernista apresenta iluminação RBGW que produz uma luz intensa “para tornar o bar mais socialmente funcional, mesmo que o espaço tenha sido projetado como uma área mais íntima e privada”, diz Gatto.
O naturalista
Exaltando a sustentabilidade de maneiras inesperadas, as coleções ecléticas de Sam Sorgiovanni oferecem a produtos residuais “uma segunda vida” como parte de seus móveis de alto design.
Portanto, as peles de peixe nas mesinhas de cabeceira do superiate Nirvana proporcionam um efeito de couro, enquanto o bar a bordo do Barbara usa peles de baiacu e alças de pele de sapo com tratamento especial (acima) para um visual totalmente original.
Veja também:
- Esse barco foi usado por Al Capone para contrabando de bebidas
- Conheça novo conceito que pode revolucionar o futuro dos iates de luxo
- Iate Lamborghini é inspirado no carro mais potente: o híbrido Sián; veja fotos
“Colocamos a fauna marinha em destaque usando peles de peixe”, diz Sorgiovanni, observando que seus projetos – que também incorporam conchas, sementes, cascas e pedras – permitem que os materiais não ortodoxos sejam “vistos no seu melhor”.
O Estruturalista
Mesmo os móveis mais funcionais devem ter um senso de estilo. Portanto, em 2019, a empresa de design italiana Paola Lenti incorporou esse princípio ao se tornar o fabricante exclusivo de “sofás estruturais” para San Lorenzo Yachts.
Por fim, além da aparência elegante e contemporânea dos móveis estão materiais e tecidos resistentes. A empresa de Lenti até desenvolveu fios recicláveis de alta tecnologia patenteados à base de poliolefinas para seus estofados e tapetes personalizados.
“Nossa busca por melhorar constantemente a durabilidade e sustentabilidade de nossos produtos nos tornou adequados para as demandas de um iate”, diz Lenti. Acrescentando que cada um de seus projetos equilibra as necessidades do proprietário com a função e caráter do iate.