Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 “Baby Boom”

A Boom Supersonic revelou oficialmente sua aeronave de demonstração supersônica XB-1 , também conhecida como “Baby Boom”. A empresa planeja voar com o jato no próximo ano como parte do trabalho em um projeto de avião supersônico maior para 55 passageiros, conhecido como Overture.

+ Um único apostador leva premio de R$ 100 milhões da Mega-Sena, veja os números
+ Vídeo mostra caça russo de última geração voando sem a capota protetora
+ Rafaella Gonçalves, PM e influenciadora digital é morta pelo marido em casa

A empresa de aviação sediada no Colorado lançou o XB-1 , que carrega o código de registro civil dos EUA N990XB, em um evento virtual devido à pandemia COVID-19. A empresa primeiro disse que estava desenvolvendo este demonstrador em Novembro de 2016.

“A Boom continua progredindo em direção à nossa missão – tornar o mundo dramaticamente mais acessível”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom, em um comunicado à imprensa . “O XB-1 é um marco importante para o desenvolvimento de nosso avião comercial, Overture, tornando o vôo supersônico sustentável a tendência dominante e promovendo a conexão humana.”

Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 "Baby Boom". Foto: Divulgação
Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 “Baby Boom”. Foto: Divulgação

O XB-1 de 21 metros de comprimento apresenta uma forma plana alongada de asa delta com envergadura de 5.1m que “equilibra a estabilidade em baixa velocidade na decolagem e pouso com eficiência em alta velocidade”, de acordo com o comunicado de imprensa do Boom. A aeronave faz uso intensivo de materiais compostos de carbono em sua construção, que manterão sua “resistência e rigidez, mesmo sob as altas temperaturas e tensões do vôo supersônico”. O demonstrador deve ser um protótipo em escala de um terço do futuro avião comercial da Abertura.

Três turbojatos General Electric J85-15 , fornecendo mais de 12.000 libras de empuxo, no total, irão impulsionar o jato, que deverá ter uma velocidade máxima em torno de Mach 2,2. Esses motores são variantes do mesmo motor usado no avião de treinamento T-38 Talon da Força Aérea dos Estados Unidos , entre outras aeronaves. Boom também diz que a aeronave tem “uma das entradas de motor supersônicas civis de maior eficiência já testada” para acompanhar esses motores.

As entradas, junto com os escapes, têm geometria variável. Isso poderia contribuir para a afirmação de Boom de que avião poderia ser “30 vezes mais silencioso que o Concorde “. A forma aerodinâmica avançada da aeronave também afetará os tipos de estrondos sônicos que produz e como eles são percebidos pelos indivíduos no solo.

Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 "Baby Boom". Foto: Divulgação
Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 “Baby Boom”. Foto: Divulgação




No geral, o XB-1 tem um formato muito longo e delgado em sua fuselagem, assim como a maioria dos projetos de aeronaves comerciais supersônicas historicamente. Seu nariz comprido representa um obstáculo real à visão do piloto, que outros projetos, como o Concorde anglo-francês, contornaram usando uma seção dianteira complexa que fisicamente “cai” durante o pouso. O Baby Boom terá um avançado sistema de visão remota semelhante a um raio-X que permitirá ao piloto “ver” através do nariz, um conceito que a Lockheed Martin também está empregando em seu teste de transporte X-59 Quiet Supersonic (QueSST). está construindo para a NASA.

+ Com mais de 50 recordes no Guinness, piloto morre ao tentar bater o recorde de velocidade do Reino Unido
+ As 20 motos mais vendidas no Brasil em setembro
+ Obras da Linha 6 laranja do Metrô de São Paulo são retomadas depois de 4 anos

Boom diz que o avião tem um custo unitário projetado de cerca de US $ 200 milhões cada, sem incluir a configuração interna desejada pelo cliente e outros extras opcionais não especificados. Isso o tornaria mais barato do que muitos aviões comerciais de grande porte subsônicos atualmente no mercado, mas essas aeronaves também podem transportar um número substancial de passageiros. Por exemplo, em 2018, a Airbus disse que o preço médio de um de seus populares A330-200s era de aproximadamente US $ 238,5 milhões, mas essa aeronave tem uma capacidade máxima de 406 assentos, quase quatro vezes a da Overture, conforme planejado atualmente.

A Boeing diz que o preço médio de um de seus aviões 767-300ER é de cerca de US $ 217,9 milhões, mas, novamente, esses aviões podem acomodar quase 300 passageiros, dependendo da configuração interna.

Back to top