Covid-19: Anvisa aprova ensaio clínico com células-tronco

35
Covid-19: Anvisa aprova ensaio clínico com células-tronco

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (1º), um estudo clínico de um produto de terapia celular para tratamento de pacientes com pneumonia viral em decorrência da covid-19.

+Thaila Ayala conta que perdeu dois bebês antes da gestação atual
+ Gramado Summit anuncia primeiros palestrantes para 2022
+ Samsung Galaxy M22 chega ao Brasil com bateria de longa duração
+ iPhone 13 chega ao mercado francês com fones de ouvido

Trata-se de um ensaio clínico de fase 1/2a com produto à base de células-tronco mesenquimais alogênicas, com o objetivo principal de avaliar a segurança no tratamento de pacientes com pneumonia causada por Sars-CoV-2.

O estudo é patrocinado pela Associação Paranaense de Cultura (APC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Serão incluídos no estudo 60 pacientes com pneumonia viral causada por Sars-CoV-2 confirmado por testes RT-PCR, em situação moderada ou grave.

Os centros clínicos que participarão da pesquisa serão o Hospital do Trabalhador, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, todos de Curitiba/PR, além do Hospital Espanhol (Salvador/BA), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Porto Alegre/RS) e do Instituto Nacional de Cardiologia (Rio de Janeiro/RJ).