Uma nuvem gigantesca de formigas voadoras enganou o sistema de alerta meteorológico do Reino Unido na última sexta-feira (17). Os radares do Met Office, serviço nacional de meteorologia, identificaram uma massa parecida com a formação de chuva nas cidades de Littlehampton e Ipswich, na Inglaterra.
+ Alasca emite alerta de tsunami após Terremoto de 7,8
+ Cometa Neowise atinge aproximação máxima da Terra nesta quinta
+ NASA restaura vídeo do Homem na Lua com recurso de IA, o resultado é incrível, veja
+ Veja momento em que bola de fogo explode no céu de Tóquio
It's not raining in London, Kent or Sussex, but our radar says otherwise…
The radar is actually picking up a swarm of #flyingants across the southeast
During the summer ants can take to the skies in a mass emergence usually on warm, humid and windless days #flyingantday pic.twitter.com/aMF6RxR943
— Met Office (@metoffice) July 17, 2020
Os meteorologistas inicialmente pensaram que a imagem formada no radar mostrava parte do território coberto por nuvens de chuva (veja o vídeo acima), que se moviam, o que não é incomum para o clima britânico mesmo durante o verão.
Os especialistas logo perceberam que a mancha azul dos radares era, na verdade, um enxame de insetos voando pelo céu do reino. Segundo a agência Reuters, moradores de diversas localidades do país relataram avistar formigas voadoras em diversos pontos da ilha – mas nem todos foram captados pelo sistema.
“Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz o contrário”, escreveu o Met Office em uma rede social. “Na verdade, o radar está captando um enxame de formigas voadoras no sudeste”
Segundo o serviço de meteorologia, em dias quentes, úmidos e sem vento do verão, os insetos podem sobrevoar diversas áreas do mapa com seu enxame. Não foi relatado nenhum dano provocado pelo exército de formigas voadoras.