Quanto tempo dura um vinho aberto? Dicas de expert sobre todos os tipos de vinho

2311.vinhoaberto 730x438 1
Quanto tempo dura um vinho aberto. Foto: Ray Piedra/Pexels

Você já encontrou uma garrafa de vinho Merlot pela metade no balcão e não consegue se lembrar de quantos dias ela está lá? Você deve jogar fora ou tentar tomar um gole na próxima sessão de Netflix?

Então, quanto tempo uma garrafa de vinho ainda pode ser bebida depois de aberta? A resposta curta: ‘Depende do vinho’, comenta a sommelier profissional Sarah Tracey.

Quanto tempo dura um vinho aberto. Foto: Ray Piedra/Pexels
Quanto tempo dura um vinho aberto. Foto: Ray Piedra/Pexels




A seguir, você vai compreender a melhor validade de uma garrafa de vinho para beber e quanto tempo cada tipo de vinho normalmente dura depois que a rolha foi estourada.

Por que o vinho tem uma validade para beber?

Antes de examinarmos vinhos específicos e por quanto tempo você pode esperar que continuem deliciosos, é importante entender por que o vinho tem um ciclo de vida: pense no vinho como se fosse um abacate.

Quando o vinho está na garrafa, ele passa por um processo denominado microoxigenação. Traços de oxigênio permeiam a tampa e começam a trabalhar nas moléculas orgânicas do vinho, começando lentamente a amadurecer e a decompor-se.

Veja também:

A mesma coisa acontece quando você expõe um abacate ao ar. O vinho vê mais microoxigenação a cada momento em que está na garrafa e fica mais maduro e mais evoluído a cada segundo até que finalmente atinge o “pico” de qualidade de beber ideal.

E assim que atinge o pico, começa a diminuir muito rapidamente. Assim como um abacate vê um pico de maturação perfeita antes de começar a ficar marrom e macio, e o vinho passa por uma jornada semelhante.

Veja também:

Uma vez que uma garrafa de vinho é aberta ou desarrolhada, ela é exposta a muito mais oxigênio e, portanto, o processo de evolução é drasticamente acelerado. É por isso que você tem um tempo limitado para saboreá-lo no auge do seu sabor. No entanto, embora o vinho que já passou de seu pico possa ter um gosto um pouco chato ou velho, não é realmente prejudicial para o consumo. Contanto que tenha um gosto bom para você, fique à vontade para bebê-lo – assim como em momentos de desespero, um abacate levemente marrom é melhor do que nenhum abacate.

Quanto tempo os vinhos espumantes costumam durar?

Vinhos espumantes como champanhe, cava e prosecco têm o prazo de prazer mais curto – uma vez que a rolha é estourada, a pressão da garrafa que retém as bolhas se dissipa e o vinho fica vazio. Uma rolha de espumante pode ajudar por um dia ou mais, mas a sommelier recomenda que você beba o vinho espumante no dia em que abri-lo. Os vinhos espumantes estão amplamente disponíveis em meias garrafas e até “minis” de dose única por este motivo: para evitar “sobras” para bebedores individuais ou em dupla que querem apenas um único copo. 

Qual é a duração típica dos vinhos brancos?

Se você quer um vinho branco que dure, sua melhor aposta são vinhos de regiões de cultivo de clima frio, porque esses vinhos naturalmente têm acidez mais alta. Enquanto os brancos com baixo teor de ácido podem durar de três a quatro dias, a alta acidez manterá seu vinho fresco e vibrante por pelo menos cinco dias na geladeira.

Se você transferir o vinho para um recipiente hermético, como um frasco de vidro, antes de refrigerá-lo, poderá apreciá-lo por até uma semana inteira depois de aberto. Exemplos famosos de vinhos brancos de clima frio incluem Pinot Gris de Oregon, Riesling de Fingerlakes de Nova York, Chardonnay de Chablis no norte da França, Pinot Grigio de Trentino-Alto Adige na Itália e Sauvignon Blanc de Central Otago na Nova Zelândia. Se você esperar muito tempo e não conseguir beber, use as sobras de vinho branco em um risoto, uma sopa ou em um guisado vegetariano.

Qual é a duração típica dos vinhos tintos?

Para uma vida útil máxima dos vinhos tintos após a abertura da garrafa, escolha vinhos com maior teor de tanino. O tanino é um composto encontrado nas sementes, caules e cascas das uvas e ajudará a proteger o vinho da oxigenação e ajudará na agilidade. Algumas variedades de uvas têm taninos mais naturais do que outras; e você os encontrará no vinho tinto porque os vinhos brancos são feitos sem o uso de cascas e sementes.

Vinhos com tanino naturalmente mais alto incluem cabernet sauvignon, syrah e nebbiolo. Tintos com baixo teor de tanino, como pinot noir e merlot, duram de dois a três dias, mas vinhos com taninos mais altos devem ser deliciosos por até cinco dias após a abertura, contanto que você os trate com cuidado. As sobras de vinho tinto que você não quer beber são maravilhosas em cozimento lento como um cozido de carne.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top