Vários aplicativos e serviços populares, incluindo Spotify, Pinterest e Tinder, estão com problemas em dispositivos iOS, as análises iniciais sugeren que o Facebook é o culpado.

+ Japão divulga cronograma para programa de aviões de caça de última geração
+ Japan Sinks 2020: nova série de anime da Netflix causa depressão e viraliza no twitter
+ Mais mortal que o Covid-19: autoridades chinesas alertam para ‘pneumonia desconhecida’

Há relatos nas mídias sociais de aplicativos travando sempre que são abertos em iPhones e iPads, e picos de interrupção correspondentes no DownDetector.com . Os aplicativos podem ser iniciados se o dispositivo estiver offline, o que é útil em alguns casos (se você tem muitas músicas salvas no Spotify, por exemplo), mas interromperá completamente sua funcionalidade em outros.

Embora a causa exata das interrupções ainda não esteja confirmada, as primeiras análises sugerem que o problema é causado pelo kit de desenvolvimento de software do Facebook, ou SDK, que muitos aplicativos usam para gerenciar logins de usuários. Os usuários não precisam usar o Facebook para fazer login em um aplicativo para que isso afete seu software, e não há relatos dos mesmos aplicativos com falha no Android.

O Facebook reconheceu em sua plataforma de desenvolvedores esta manhã que seu software estava causando problemas. “Estamos cientes e investigando um aumento de erros no SDK do iOS, o que está causando o travamento de alguns aplicativos”, disse a empresa. Em um tópico do GitHub publicado por volta das 7h ET, vários desenvolvedores relataram problemas com seus aplicativos e culparam o Facebook também.

O aborrecimento de desenvolvedores e usuários é justificado, considerando que não é a primeira vez que o SDK da gigante das mídias sociais derruba um grande número de aplicativos como esse. Um problema quase idêntico ocorreu em 6 de maio e afetou dezenas de serviços durante boa parte do dia.