Celular na cama? Quem nunca?
Quem não se deita antes de dormir e perde um tempinho vendo suas redes sociais antes de embarcar no sono? Pois essa prática pode ser bem perigosa. Um estudo mostrado no The New England Journal of Medicine, publicação especializada em saúde, mostrou dois casos de pacientes que sofreram com cegueira temporária após usar smartphones antes de dormir.
+ Suzuki Hayabusa 2021 é lançada no Brasil por R$ 79 mil
+ As 20 motos mais vendidas no Brasil em janeiro
+ Musa do golfe, Paige Spiranac oferece a três fãs a chance de jogar uma partida com ela
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos e encanta fãs
A primeira entrevistada, uma mulher de 22 anos, ficava sem visão em um dos olhos durante vários dias da semana à noite. No outro caso, uma mulher de 40 anos passava cerca de 15 minutos sem visão durante as manhãs.
A causa mais provável deste problema, segundo apontam os estudos, é uma combinação de ver uma tela brilhante por muito tempo e estar deitado de lado com um dos olhos fechados – possivelmente afundado no travesseiro -, enxergando-o celular somente com uma vista.
Quando o olho que estava fechado se abre novamente, ele tenta corrigir esse período sem luz para se equilibrar com o outro lado, e é aí que acontece o problema.
O que fazer nesses casos? Os médicos sempre indicarão a diminuição do uso do celular e telas brilhantes, é claro, mas se o fizer, opte por ver sempre com ambos os olhos, principalmente em ambientes escuros.