Antes do fim de 2020, a “Lua Fria” estará brilhando mais forte esta semana

Neste 30 de dezembro de 2020, a humanidade poderá observar um evento conhecido como “Lua Fria”. A lua cheia fria será a 13ª e última lua cheia deste ano e será a primeira lua cheia de uma nova estação astronômica e a mais alta no céu noturno da Terra, além de ter grande importância astronômica.

+ Terremoto de magnitude 5,2 atinge a Croácia
+ Esses são os 3 signos mais atraídos por Libra
+ Forte nevasca no Irã mata 8 alpinistas
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

Este fenômeno ocorre quando à Terra está localizada exatamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que o satélite terrestre receba a luz diretamente. Ele tem esse nome único porque, para o Hemisfério Norte, a ocorrência da Lua Fria coincide com a chegada do inverno. No caso do lado sul do planeta, isso é um aviso de que, em breve, vai começar a temporada de verão.

A Lua Fria deste ano ocorrerá em dois dias diferentes, uma vez que a lua atinge a iluminação completa no horário global de 03:29, hora universal, na quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, de acordo com a Forbes . De acordo com este horário, Ásia-Pacífico, Europa e África terão lua cheia na quarta-feira. Para aqueles na América do Sul e América do Norte, a Lua Fria cheia ocorrerá no dia anterior exatamente às 22h29 EST e 19h29 PST na terça-feira, 29 de dezembro de 2020.

A Lua Fria também é conhecida como Lua das Longas Noites na América do Norte e, como aparece depois do Natal, é chamada de Lua Depois do Yule na Europa. Deve-se notar que esta Lua Fria está aparecendo após outro evento astronômico de grande conjunção ou a Estrela do Natal. A grande conjunção foi formada quando Júpiter e Saturno se uniram por um tempo em 21 de dezembro. O mês também testemunhou um eclipse solar total, que não era visível na Índia.

O nome Lua Fria também tem algum significado nativo americano nos EUA, já que a Lua cheia de dezembro é mais comumente conhecida como Lua Fria. Isso é o que a tribo nativa americana chamou de ‘chamada Mohawk’ para transmitir as condições frias desta época do ano, quando o clima fica frio. De acordo com Farmer’s Almanac , outros nomes que sugerem o frio e a neve na tradição nativa americana incluem nomes da tribo Cree como: Drift Clearing Moon, Frost Exploding Trees Moon e Hoar Frost Moon. Enquanto algumas outras tribos nativas americanas, como Oglala, usam nomes como Lua das Árvores Estourando, as tribos Haida e Cherokee a chamam de Lua da Neve. Os Abenaki ocidentais a chamam de Winter Maker Moon.

Back to top