5 dicas para escolher os móveis de um banheiro pequeno

36
5 dicas para escolher os móveis de um banheiro pequeno
5 dicas para escolher os móveis de um banheiro pequeno

Quem disse que banheiro pequeno é sinônimo de desconforto? Tendência no mercado imobiliário, o espaço tem apresentado uma significativa redução em sua metragem útil nos empreendimentos mais novos, em detrimento da ampliação e valorização da área social dos imóveis.

Um planejamento alinhado com soluções de móveis inteligentes podem proporcionar comodidade e tudo o que o morador precisa, mesmo que o banheiro seja pequeno.

Veja também:

Um layout bem projetado e móveis com cores certas são alguns pontos a levar em consideração.

1 Cores aliadas

Fotos: Luis Gomes

Recorrer aos tons claros, como o branco, evidencia a iluminação e reforça a sensação de amplitude visual. As nuances mais fortes também são bem-vindas nesses ambientes, mas é preciso ter atenção para não sobrecarregar o visual do cômodo pequeno.

“Se o desejo for trazer cores, o mais indicado é utilizar elementos coloridos em detalhes, valorizando a decoração”, indica a arquiteta Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.

2 Espaços bem aproveitados

Mobiliário auxiliar, como prateleiras e nichos, colaboram para a organização e funcionalidade do ambiente. O aproveitamento do espaço vertical é o truque perfeito para os pequenos espaços.

Caso tenha preferência por armários, opte os modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e propiciam a impressão de um banheiro maior.

3 Linhas retas e enxutas

Indispensáveis em qualquer banheiro, cubas e bacias merecem ainda mais atenção em lugares com metragens reduzidas.

Para as cubas, a dica é investir em modelos de semiencaixe, que se alinham com bancadas menores. Também vale optar pelas versões esculpidas na própria bancada e feitas sob medida, capazes de aproveitar cada centímetro e personalizar o banheiro.

Veja também:
4 Espelho é indispensável

Além da função que todo mundo já conhece, os espelhos também fortalecem a sensação de amplitude. “É bom evitar que eles fiquem próximos da luz, já que o reflexo pode incomodar e até quebrar o efeito pretendido”, revela Karina.

Além disso, existem os espelhos já embutidos nos armários, que oferecem economia de espaço e lugares extras para armazenar os itens do banheiro.

5 Box ideal

Por um longo tempo, o box era só uma peça funcional que delimitava a área do banho. Mas hoje, a função dele vai além de proteger o ambiente da água do banho, pois também faz parte da decoração do banheiro. Portanto, as portas articuladas e as de correr ocupam menos espaço do que uma com abertura convencional.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br