6 maneiras de usar tapetes para elevar a decoração da sua casa

Dicas para usar tapetes e transformar o décor. Fotos: Reprodução
Dicas para usar tapetes e transformar o décor. Fotos: Reprodução

Tapetes podem transformar e mudar completamente qualquer ambiente. Um espaço que ecoa e transmite sensação de frio pode obter uma sensação e aparência aconchegante com um ou mais tapetes.

A melhor coisa sobre os tapetes é que eles estão disponíveis em muitos materiais, designs e cores diferentes. Você pode encontrar seu estilo e até experimentar vários outros estilos.

+

+ A única regra que você precisa saber para acertar no tamanho do tapete da sala de estar

+ Tapete estampado: dicas de expert para usar a peça com estilo e sofisticação

+ Juta e sisal: 5 etapas para escolher o melhor tapete de fibra natural para sua casa

+ Poltrona requintada com tapete vermelho de 5 metros está à venda por R$ 75 mil

Portanto, veremos algumas dicas e conselhos diferentes sobre como você pode usar tapetes de maneiras diferentes para projetar um cômodo e transformar a aparência de toda a sua casa.

1. Um bom ponto focal para a decoração

Se você quer focar no tapete como decoração, existem modelos com padrões muito específicos e bonitos. Mas se você quiser que o foco esteja nos móveis e nas paredes da sala, pode ser melhor escolher uma estampa mais sutil ou uma cor só.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É até possível usar tapetes como decoração de parede e então você não leva em conta diretamente o material, mas sim o padrão e a forma e o tamanho do tapete. Ao mesmo tempo, também fornecerá um pouco mais de calor à sala, pois o tapete aquece a parede.

2. Mude a vibe e a aura

Um tapete que combine com a decoração da sua casa pode adicionar instantaneamente brilho ao seu espaço e mudar a vibe. A combinação de cores e texturas ricas de tapetes artesanais deixa o ambiente com um ar alegre e moderno. Uma vez que as nossas casas são o local onde passamos a maior parte do tempo, porque não dar-lhes um aspecto agradável e luxuoso.

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Uma maneira de fazer isso em sua casa é, por exemplo, considerar tapetes em designs modernos, pois criam o ambiente perfeito para qualquer decoração.

Simplesmente adicionando um tapete, seu espaço pode ser automaticamente convertido em uma área feliz, onde seus familiares ou amigos próximos vão adorar sentar e passar bons momentos juntos. A cor do tapete pode se misturar com o tom do cômodo específico e te ajudar a brincar com os diferentes elementos do cômodo.

3. Traga um ar ousado e cheio de personalidade

Se você deseja glorificar seu interior, pode olhar para as últimas tendências de tapetes para decoração de interiores. Em geral, as pessoas optam por móveis de tons suaves, pois geralmente é a opção mais segura. E se você colocar um tapete em cores vibrantes, poderá facilmente ter conquistado um estilo ousado e cheio de personalidade.

Imagem: Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Os tapetes são sempre uma peça central entre os diferentes elementos da sala e se você tem um décor vibrante, então você pode escolher um tapete neutro para conectar todos os elementos da sala de forma harmoniosa. Quer escolha tapetes clássicos ou modernos, eles irão ajudá-lo a enquadrar uma atmosfera única e própria.

4. Mostre o verdadeiro artesanato
Foto: RugsUSA
Foto: RugsUSA

O que torna um tapete feito à mão a verdadeira perfeição é o fato de que é impossível criar outra peça exatamente igual a ela. Com o passar do tempo, um tapete artesanal se torna ainda mais valioso, e colocar um tapete artesanal em sua casa dará um alto nível de satisfação sabendo que foi uma escolha inteligente, pois contribui significativamente para um ambiente melhor.

5. Crie seções na sala
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com grandes áreas abertas, os tapetes podem ajudar a “criar espaço na sala” e transformar os móveis em ilhas menores. Isso, por sua vez, pode tornar mais fácil mobiliar e decorar uma sala maior. Tapetes e outros tecidos também podem ser uma ótima maneira de criar uma linha comum em sua casa. Tapetes no mesmo tom, mas em texturas e tamanhos diferentes podem ajudar a elevar a decoração.

6. Desperte sua criatividade e diversão

Decorar sua sala, mesmo com tapetes, não precisa ser algo sério. Sinta-se à vontade para colocar o tapete em um ângulo no chão ou pendurá-lo na parede.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Em vez de um tapete grande, você pode pegar dois ou três menores e colocá-los enrolados um no outro. Um redondo e um retangular juntos podem parecer divertidos. Combine ousadamente diferentes padrões ou obtenha dois tapetes de lã da mesma cor, mas com texturas de superfície diferentes.

Considerações finais

Um tapete é um dos maiores objetos de design de interiores em uma casa que pode mudar a aparência de sua casa de várias maneiras. Então, ao escolher um, considere se ele combina com seus outros móveis e se você criou com sucesso uma expressão interessante, onde mostra contraste e um senso de estilo pessoal.

Fonte: Upscale Living

Quer saber mais sobre tapetes? Confira em nossas matérias:

+ Esse é o melhor tapete que você pode escolher se tem pets em casa

+ McDonald’s lança coleção limitada de tapetes em formato de sanduíches de frango

+ Antigo ou vintage: descubra a diferença desses termos no quesito tapetes de luxo