O Brasil atingiu a marca de 152 milhões de usuários de internet. É o que aponta a pesquisa TIC Domicílios 2020, promovida pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil) e lançada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
+Luan Santana faz revelação durante brincadeira com amigos: “Sexo à três”
+ Alerta: Novo golpe chega pelo correio e exige pagamento digital para liberar empréstimos
+ Google vai acabar com app do Android Auto para smartphones
+ Robô Curiosity faz foto panorâmica da superfície de Marte
O número corresponde a 81% da população brasileira com 10 anos ou mais. Pela primeira vez, o levantamento identificou uma proporção maior de domicílios com acesso à rede (83%) do que indivíduos usuários (81%). Na comparação com 2019, o aumento foi de 12 e de 7 pontos percentuais, respectivamente.
Segundo o levantamento, mais usuários procuraram (42%), ou realizaram (37%) serviços públicos on-line em 2020. Essas atividades concentraram-se mais entre moradores de áreas urbanas, com mais escolaridade e das classes A e B.
Houve também crescimento da realização de transações financeiras no ambiente digital (43%, contra 33% em 2019), com aumento mais expressivo entre aqueles das classes C e DE.
O crescimento da proporção de domicílios com acesso à Internet se deu em todos os segmentos analisados: nas áreas urbanas e rurais, em todas as regiões, em todas as faixas de renda familiar e estratos sociais.
Os domicílios das classes C (91%) e DE (64%) apresentaram as maiores diferenças em comparação a 2019 (80% e 50%, respectivamente), e as diferenças regionais recuaram.