Desde 2013, o britânico James Howells tenta localizar um HD com 7.500 bitcoins (cerca de R$ 2 bilhões na cotação atual) que ele jogou acidentalmente no lixo.
+Sarah Poncio fala sobre fé após perder guarda de Josué
+ Governo de Dubai se torna primeiro do mundo livre de papéis
+ Robô Perseverance faz descoberta surpreendente em Marte
+ Site Pornhub divulga preferências de usuários brasileiros em 2021
De acordo com uma reportagem do The Sun, ele juntou uma equipe internacional de especialistas, que inclui engenheiros, ambientalistas e especialistas em recuperação de dados, para o projeto de escavar um aterro sanitário em Newport (País de Gales) e fazer a localização e recuperação do HD.
Depois de anos de estudos e análises de fotografias aéreas, ele afirma que conseguiu delimitar a área de busca a um trecho de 200 metros quadrados e a uma profundidade de 15 metros. Mesmo assim, seriam necessários de 9 a 12 meses para localizar o HD.
O problema agora é ele conseguir a autorização para revirar o lixo. Um grande obstáculo para que o governo local conceda essa autorização é o custo financeiro e ambiental da operação. Além de não ser permitido pela legislação.
Howells garante que um dos parceiros da empreitada é uma empresa que conseguiu recuperar dados do HD do ônibus espacial Columbia, que explodiu em 2003. E que investidores estariam dispostos a pagar a conta.