Em operação desde 2019, a plataforma Não Me Perturbe – que permite cadastrar o seu telefone para não receber mais chamadas de telemarketing de bancos e empresas de telecom – atingiu neste mês de abril a marca de 10 milhões de números registrados.
+Chay Suede leva Laura Neiva nas costas em saída de evento: ‘cavalinho’
+ Não Me Perturbe fecha 2021 com 9,5 milhões de números de telefone cadastrados
+ Banco é multado em R$ 6,6 milhões por ligações de telemarketing; saiba mais
+ Prefixo 0303 é obrigatório para empresas de telemarketing a partir de hoje
O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões acessos fixos e móveis existentes no Brasil. A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo, com 4,8 milhões de números registrados, seguido do Paraná, com 885,6 mil números, e Minas Gerais, com 871,6 mil telefones registrados.
De acordo com a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade do país, a plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.