Um grupo de pesquisadores da Alemanha, Países Baixos e Canadá descobriu que a pulseira inteligente Ava, criada originalmente para identificar o período fértil de mulheres, é capaz de detectar a contaminação por covid-19 antes mesmo do surgimento dos sintomas. O estudo foi divulgado pela publicação científica BMJ Open.
+Sabrina Sato e Duda Nagle prestigiam lançamento do livro de Kika Sato
+ Vai comprar smartphone usado? Confira estas 10 dicas
+ Startup cria câmera militar para ver através de paredes
+ Na órbita de Marte, sonda Mars Express deixa de usar o Windows 98
Participaram do levantamento 1.163 voluntários adultos, que contribuíram com um total de 1,5 milhão de horas de dados fisiológicos no ano de 2020. Desse total, 127 pessoas tiveram covid-19 e em 68% dos casos o algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores foi capaz de identificar as mudanças nos parâmetros corporais.
A Ava funciona monitorando variabilidade da frequência cardíaca, temperatura da pele do punho, perfusão da pele, frequência respiratória e frequência cardíaca. Nas pessoas com covid-19, os parâmetros mais afetados foram esses dois últimos. Foi constatada uma respiração a mais por minuto durante a noite, aceleração da frequência cardíaca e ligeiro aumento da temperatura corporal.