Marta Kauffman, uma das criadoras de ‘Friends’, série de grande sucesso mundial, prometeu US$ 4 milhões, mais de 21 milhões de reais, para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Brandeis University, em Boston, como um pedido de desculpas pela falta de diversidade do programa.
Em entrevista ao Los Angeles Times, Kauffman admitiu seu erro e mostrou arrependimento pelas suas posições no passado. “Aprendi muito nos últimos 20 anos”, disse ela. “Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso se olhar no espelho. Estou envergonhada por, há 25 anos, não ter procurado saber mais .”
A série retratava um grupo de 6 jovens, todos brancos e heterossexuais, e suas vidas na agitada cidade de Nova York. Na entrevista Kauffman contou que, somente depois do assassinato de George Floyd, ela mudou sua opinião sobre as críticas à falta de diversidade do programa.
“Levei muito tempo para começar a entender como eu internalizei o racismo sistêmico. Tenho trabalhado muito para me tornar uma aliada, uma antirracista”. E continuou: “Provavelmente, há uma centena de coisas que eu teria feito diferente. Já falei sobre isso no passado e tenho sentimentos muito fortes sobre a minha participação nesse sistema, mas tudo se resume a eu não saber e, eu não sabia.”