As forças aéreas do mundo não se fazem apenas com aviões de caça e de ataque ao solo. As aeronaves de transporte – desde as civis adaptadas até aquelas criadas especificamente para uso militar – também são parte importante do inventário das forças militares do mundo.
+Onça pula muro de residência e ataca cachorro com toda fúria; veja o vídeo
+ TDR-1: conheça o drone kamikaze americano da Segunda Guerra
+ Top Gun: avião de caça F-14 Tomcat ainda é um dos mais poderosos do Irã
+ Os 10 países com mais aviões militares no mundo
Confira a seguir quais são os países com o maior número de aviões militares de transporte no mundo. Os dados são do anuário World Air Forces 2022.
1. Estados Unidos
País com a maior força de aviões de combate no mundo, os Estados Unidos também se destacam pela aviação de transporte. São 982 aeronaves, ou 23% do total empregado pelas forças militares do mundo.
O principal avião de transporte do país é o quadrimotor turboélice Lockheed C-130 Hercules, que tem mais de 360 unidades em serviço de várias versões dedicadas apenas para o transporte de cargas e soldados.
2. Rússia
A Rússia fica com a segunda posição neste ranking, com 445 aviões dedicados para transporte e divididos entre a Força Aérea e a Aviação Naval. O avião de transporte mais numeroso do país é o Antonov An-26, com 115 unidades na Força Aérea e 24 na Marinha (número que inclui também o An-24, avião que deu origem ao modelo).
A aeronave é um bimotor turboélice civil adaptado para uso militar e que foi produzido até os anos 1980, sendo capaz de levar até 40 passageiros e 5.500 kg de carga. O mais irônico é que a aeronave era produzida na Ucrânia, país atualmente em guerra com a Rússia.
3. China
Com uma frota de 286 aviões de transporte, a China tem como principal aeronave militar de cargas e passageiros o Shaanxi Y-8, com 84 unidades em serviço na Força Aérea e no Exército.
O quadrimotor turboélice de fabricação chinesa é baseado no projeto do soviético Antonov An-12 dos anos 1950. Com capacidade para levar cerca de 90 soldados equipados ou 20.000 kg de carga, segue em produção no país asiático.
4. Índia
Assim como a sua aviação de combate, a força de transporte militar da Índia, com 253 aeronaves, também tem aviões de diversas origens, misturando tipos de origem europeia, americana e soviética.
O avião de transporte mais numeroso do país é o soviético Antonov An-32, avião que é basicamente um An-26 com novos motores. São 103 aviões em serviço, que podem levar até 42 paraquedistas ou 6.700 kg de carga.
5. Brasil
Com as suas dimensões continentais, não seria de se estranhar que o Brasil também aparecesse junto a outras nações com grandes territórios nesta lista. Ao todo, a Força Aérea Brasileira opera 125 aviões de transporte.
A aeronave presente em maior número é o bimotor brasileiro Embraer EMB 110 Bandeirante, com 45 unidades em serviço. Pode levar até 12 passageiros e está em uso na aviação militar brasileira desde 1973, onde é conhecido como C-95.