A tecnologia 5G standalone (conhecida também como 5G puro) já está disponível em oito capitais (Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo) e até o final de agosto poderá ser utilizado em outras cidades brasileiras.
+Samara Felippo rebate críticas: ‘mulher livre incomoda’
+ 5G em São Paulo começa com cobertura de 25% da área urbana
+ 5G chega em Curitiba, Goiânia e Salvador no dia 16
+ Veja quais são os smartphones 5G já homologados no Brasil
Mas quais são as vantagens do 5G em relação ao 4G? Quando será que a tecnologia irá chegar a todas as cidades brasileiras? Confira a seguir as respostas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para essas e outras perguntas sobre a nova tecnologia.
Quais as vantagens da tecnologia 5G?
O 5G standalone, como também é conhecido o 5G puro que começa a funcionar nas capitais brasileiras, se caracteriza pela banda larga móvel com taxas superiores a 1 Gbps e também com baixa latência, que é a diferença de tempo entre o comando e a resposta da rede. Algo importante para quem joga pela internet, por exemplo.
Outra vantagem é o consumo de energia mais baixo. A rede 5G tem nível de eficiência energética 90% mais alto que a 4G, o que viabilizará a internet das coisas, já que baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência.
Qual será o impacto no cotidiano?
Além da internet mais veloz, o 5G puro abre a possibilidade para que cada vez mais dispositivos funcionem conectados à rede de computadores, numa lista que inclui até equipamentos industriais.
O 5G irá permitir ainda que carros compatíveis rodem trocando informações sobre o trânsito e a via com a infraestrutura viária e até com outros automóveis.
Como saber se um celular é 5G?
Um aparelho celular compatível com 5G é fundamental para poder usufruir da nova tecnologia de comunicação.
O primeiro smartphone do tipo foi homologado no Brasil em junho de 2020 e atualmente existem 71 celulares aprovados pela Anatel para funcionarem no país. A relação completa pode ser consultada no site da Agência Nacional de Telecomunicações.
O 5G vai acabar com o 4G?
Não em curto prazo. De acordo com a Anatel, a chegada da nova tecnologia não irá resultar na desativação no Brasil das redes de telefonia 4G, 3G e 2G
Quando o 5G deve chegar a todo o Brasil?
Ainda deve levar tempo para chegar a todo o Brasil, já que nas próprias capitais o aumento da cobertura será gradual.
A tecnologia deverá chegar nas cidades com população igual ou superior a 200 mil habitantes apenas em 31 de julho de 2026. Já o prazo final para cobertura de 100% dos municípios com 30 mil pessoas ou mais se encerra apenas em 31 de julho de 2029.