Há quem diga que boa parte da graça da vida está nas coincidências. O empresário Douglas Andrade certamente concorda com essa afirmação ao olhar para trás e lembrar que um de seus primeiros trabalhos foi o de vendedor de óculos de sol para banhistas do litoral paulista.
O talento para vendas só melhorou e hoje, mais do que nunca, Douglas segue vinculado ao astro solar, mas agora liderando a Solar Power, uma empresa de energia fotovoltaica que já implantou mais de 4.800 sistemas de energia solar em todo o Brasil.
O sucesso, claro, não veio da noite para o dia. De origem humilde, filho mais velho de uma dentre tantas famílias brasileiras que precisam trabalhar para garantir o sustento do dia seguinte, Douglas se viu como vendedor desde muito cedo, quando trabalhou como garçom, emprego que lhe ensinou muito sobre networking e como se relacionar com todo tipo de pessoa. “Ali eu também entendi que todo trabalho implica em vender algo, e que um bom garçom não só atende os pedidos, ele vende as opções do lugar para o cliente”, reflete o atual líder de vendas pelo WhatsApp no Brasil, já tendo faturado o equivalente a R$ 200 milhões por meio da Solar Power e de outros dois negócios: a empresa financeira SolarCred e o Método Douglas Andrade de educação para empresários no ramo de vendas.
Após as experiências com a venda de óculos de sol e até mesmo como cantor de música sertaneja, Douglas, já morando no Rio Grande do Sul com sua esposa gaúcha Janaína e uma filha recém-nascida, é contratado para integrar a equipe de vendas de uma empresa de energia solar. Ficou encantado, pois havia ali um mercado não apenas promissor, como também perfeitamente alinhado com as preocupações em torno do desenvolvimento sustentável e de tecnologias importantes para o futuro do planeta. O vendedor de praia havia encontrado, enfim, um propósito.
De férias na sua cidade natal, a ensolarada Presidente Prudente, em São Paulo, Douglas decide empreender ali, sob o calor do interior paulista, onde a alta temperatura e o céu aberto praticamente imploravam pela chegada de placas solares. De porta em porta, a vender energia solar revelou-se um grande desafio: era a primeira vez que possíveis clientes ouviam falar dessa nova tecnologia, talvez nova até demais para ser vendida de forma tradicional.
A virada de chave veio com o aumento do uso das redes sociais pelos brasileiros, tendência que Douglas, vendedor já com muito faro e experiência, logo identificou como uma oportunidade. Ao trocar a venda de porta em porta por postagens patrocinadas, em 24 horas os negócios passaram a ser concluídos. Ali estava plantada a semente da Solar Power, que em agosto de 2018 era formada por apenas um trio de profissionais – um vendedor, um projetista e um instalador -, para em seis meses inaugurar sua primeira sede comercial e expansão da equipe.
Experiência e talento para vendas, faro e desejo de empreendedorismo, investimento em marketing digital. Eis a trinca que Doulgas Andrade soube transformar em oportunidade e, não menos importante, em missão e identificação. Numa época em que a discussão sobre o consumo de energia e novos modelos que contribuam para a transição sustentável é tema central em todo o mundo, vender energia solar é, também, vender uma mudança importante no estilo de vida. “É difícil se destacar em algo em que você não se aprofunda ou não gosta. Portanto, se o seu objetivo é iniciar um negócio, avalie se o que você pretende vender é algo com o qual você se identifica”, Douglas Andrade conclui.
Para acompanhar Douglas Andrade e seus empreendimentos, siga o empresário no Instagram: @douglas.andrade
E visite seu site: https://www.douglasandradeoficial.com.br