Já pensou se fosse possível coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra usando ondas de rádio. Pois é esse o objetivo de um projeto em desenvolvimento pela companhia aeroespacial americana Northrop Grumman em parceria com o laboratório de pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos.
+ Golpista é preso após roubo de criptomoedas
+ Jogos de PC da Ubisoft estão disponíveis com até 80% de desconto
+ São Paulo altera regras para transporte por app
+ Netflix anuncia a chegada de dois novos jogos
Chamada de SSPIDR (sigla em inglês para Energia Solar Espacial Gradual Demonstrações e Pesquisa), a tecnologia atualmente em fase de estudo é planejada inicialmente para permitir o fornecimento rápido de energia em zonas de combate, reduzindo assim a necessidade de comboios de combustíveis necessários para alimentar geradores.
A tecnologia foi testada com sucesso em laboratório. O time conseguiu realizar com sucesso a transmissão de energia via rádio. A eletricidade foi recebida por uma espécie de antena receptora com luzes, para demonstrar o sucesso da operação. Foi possível ainda controlar a direção das ondas de rádio, para permitir o direcionamento da eletricidade para os pontos de interesse.
No futuro, a expectativa é que de células fotovoltaicas instaladas no espaço usem a tecnologia para transmitir a eletricidade para estações baseadas na superfície, que vão concentrar e distribuir a energia. A expectativa é de que um primeiro protótipo seja avaliado no espaço em 2025.