Não tem jeito, o mês de janeiro traz aquelas dores de cabeça em contas que você acabou exagerando um pouquinho nas festas de final de ano. Principalmente com as chegadas dos boletos de IPTU e IPVA, o início de 2023 pode se tornar um pesadelo para o bolso do brasileiro.
Pensando nisso, o especialista Charles Di, que trabalha há 21 anos com soluções de investimentos e assessoria financeira, separou algumas dicas simples de como você pode melhorar a situação e dar o pontapé inicial para um ano novo mais vantajoso.
Pare com as compras compulsivas
Passado as reuniões de natal e réveillon, agora já pode desacelerar um pouco nos gastos festivos. Nesse caso, faça um diagnóstico da sua situação financeira e avalie melhor com o quê você pode gastar. Coloque prioridades nas ações prazerosas e de menor valor, pois assim o seu bolso irá dar uma respirada.
Faça planilhas de gastos
É fundamental que esteja tudo anotado para ter uma noção melhor sobre o impacto dos seus gastos em relação a sua renda mensal. Crie um levantamento das contas básicas, como aluguel, água, energia, alimentação e saúde. Com essas informações em mãos você pode se adaptar e cortar despesas que não são tão importantes.
Negocie os seus débitos de dezembro
Em alguns casos, como é o IPVA que é cobrado a partir do dia 31 de janeiro, existe um valor com desconto quando pago à vista ou com parcelamento em quatro vezes. De toda forma, é importante que você converse com seus credores e tente ver qual o melhor jeito de conseguir a amortização do débito. Com diálogo e o entendimento de ambos os lados a situação pode ser resolvida de forma mais saudável.
Valorize os rolês na natureza
Estamos no verão e chega ser um pecado pensar em não aproveitar o paraíso tropical em que vivemos. O melhor de tudo isso é que existem diversos passeios baratos na natureza que vão te ocupar. No lugar de rolês caros e com gastos desnecessários, aproveite para visitar uma cachoeira, praia, riachos e parques.
Gostou das dicas? O importante é você conseguir se planejar após a enxurrada de contas que dezembro trouxe de herança. Busque o diagnóstico da sua situação e não deixe os boletos se acumularem, pois isso poderá afetar a saúde financeira dos próximos meses.