As temperaturas já estão baixas e nada combina tanto com o inverno quanto um bom vinho. Mas, você sabe como armazená-lo da melhor maneira?
Uma das bebidas mais tradicionais, o vinho pode ser consumido em todas as estações. No entanto, é no inverno que ele aparece mais nas mesas. Então, as adegas climatizadas se fazem tão importantes!
++Ford anuncia expansão do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil
+ Você não precisa de taças diferentes para vinho tinto e branco. Veja dicas de expert!
+ Como você segura a taça de vinho? Descubra o jeito certo e os motivos práticos para fazer assim!
+ O que torna o vinho vulcânico tão especial: descubra diferencial de uvas cultivadas perto de vulcões
No Brasil, 80% dos vinhos são considerados de mesa, elaborados a partir de uvas americanas ou híbridas, de sabor intenso e frutado. E, apesar do consumo dos brasileiros ser menor do que o registrado em outros países, os verdadeiros apreciadores sonham com um espaço dedicado à bebida.
A importância das adegas climatizadas
Estamos falando das adegas climatizadas e da sua importância em manter os vinhos em temperaturas e níveis de umidade adequados. Para isso, os vidros duplos, e até triplos, diminuem a troca de calor entre os ambientes, podendo ser potencializado com o gás argônio.
A temperatura da adega influencia diretamente no vinho e a climatização é um ponto importante a ser observado, para manter uma temperatura média de 14ºC. Da mesma forma quanto à umidade, que deve permanecer entre 70% e 80%, a fim de manter a boa conservação das rolhas e evitar o seu ressecamento.
Por fim, outro ponto que deve ser observado, diz respeito a iluminação das adegas. Muita luminosidade provoca reações químicas na bebida e é por isso que a grande maioria dos vinhos é envasado em garrafas escuras, que protegem o líquido.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira mais dicas em nossas matérias:
Como ter uma adega de vinhos em um apartamento pequeno. Confira dicas!
Quanto tempo dura um vinho aberto? Dicas de expert sobre todos os tipos de vinho
Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br