A Airbus realizou na última sexta-feira (25), em Toulouse (França), o 1º voo com um A380 – o maior avião de passageiros do mundo – abastecido apenas com combustível 100% sustentável.
+Begônia Maculata: saiba como cuidar da planta que é a tendência do momento nas redes sociais
+ Ford registra patente de motor a hidrogênio; entenda
+ Motorola firma parceria com o Booking.com no Brasil
+ Samsung Galaxy A13 e A23 chegam ao Brasil
O voo, com duração de três horas, contou com a aeronave de testes da fábrica com um dos seus quatro motores Rolls-Royce Trent 900 funcionando com 100% de combustível sustentável.
Também conhecido pela sigla SAF, o combustível sustentável é um querosene produzido a partir de fontes renováveis, utilizando como matérias-primas inclusive óleo de cozinha.
Um novo voo de testes com o A380 está programado para acontecer nesta terça-feira (29), quando SAF será utilizado nas etapas de pouso e decolagem. Nos últimos 12 meses, a Airbus testou o uso de 100% de combustível sustentável em aeronaves A350 e A319neo.
Atualmente, os aviões da Airbus são equipados para operar com cargas e passageiros abastecidos com uma mistura de até 50% de querosene comum e 50% de SAF. A expectativa é que o querosene sustentável substitua totalmente o convencional até o fim da década.