Um novo estudo de engenharia realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou novos tipos de vulnerabilidades em equipamentos do tipo TV box não homologados.
+ Os 5 países com mais caças “invisíveis” no mundo
+ Site Pornhub revela estatísticas do Brasil em 2022; saiba mais
+ Ucrânia já perdeu 30% da sua frota de caças MiG-29
Os estudos de engenharia reversa confirmaram a ocorrência de problemas em novos modelos e exploraram as vulnerabilidades identificadas, comprovando os ataques e danos que efetivamente podem ocorrer aos usuários dos equipamentos TV box irregulares.
Técnicos da Anatel verificaram a possibilidade de o sistema operacional dos aparelhos admitir que terceiros possam ter acesso irrestrito ao dispositivo com privilégios de administrador, permitindo assim a captura de dados e informações pessoais, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede.
Equipamentos de telecomunicações precisam de homologação da Anatel para serem comercializados e utilizados no Brasil. O processo de avaliação da conformidade e homologação busca garantir padrões mínimos de qualidade e segurança. O estudo completo pode ser acessado no site da Anatel.