As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)

Saiba quais cores colocar no seu jardim para atrair pássaros. Fotos: Pexels
Saiba quais cores colocar no seu jardim para atrair pássaros. Fotos: Pexels

Há muitos benefícios em hospedar os pássaros em seu quintal. Eles fornecem controle natural de pragas e ervas daninhas comendo insetos e sementes em seu quintal e oferecem horas para você relaxar com observação de pássaros.

Aves como beija-flores e orioles também ajudam a polinizar as flores. Ao criar um habitat amigável para os pássaros, você está ajudando o meio ambiente. Os pássaros têm a chance de prosperar em sua área por causa de seu incentivo. E uma das maneiras de trazer mais pássaros para o seu quintal envolve o uso de cores.

“Pássaros diferentes são atraídos por cores diferentes”, explica Anne Marie Johnson, assistente do Project Feederwatch no Cornell Lab for Ornithology, nos Estados Unidos. “Na maioria das vezes, as cores associadas aos alimentos que os pássaros comem os atraem”.

As cores têm significado para muitos pássaros

Lynn Holtzman, instrutora de gestão da vida selvagem e ornitologia no Hocking College, diz que os pássaros são um dos poucos animais, como os humanos, que podem ver em cores. As aves dependem de sinais de cores para escolher ou atrair seus companheiros, e a cor também pode ser usada como forma de protegê-las de predadores.

Veja também:

“O galo silvestre tem um padrão de cor ‘folha morta’ para se misturar ao chão da floresta”, diz Holtzman. “O faisão de pescoço anelado fêmea tem um padrão de cor ‘grama morta’ para se misturar com seu habitat de nidificação de pastagem.” Certas cores, como o vermelho para o beija-flor, sinalizam comida para o pássaro.

VERMELHO

Se você deseja trazer beija-flores para o seu quintal, ter muitas flores vermelhas tornará seu quintal muito atraente. “O beija-flor-de-garganta-rubi é atraído por flores vermelhas que fornecem néctar”, diz Holtzman. Plante uma variedade de flores vermelhas para atrair beija-flores em seu jardim. E algumas flores evoluíram especificamente para atrair beija-flores, explica Bob Mulvihill, ornitólogo do The National Aviary. “Os comprimentos de onda vermelhos das luzes não são altamente visíveis para os insetos polinizadores”, diz ele. “Mas eles são vívidos para os pássaros.”

AZUL

As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)

“O grupo de pássaros azuis e gaios azuis tendem a ser atraídos pelo azul”, diz Johnson. Isso ocorre em parte porque os pássaros parecem ser atraídos por sua própria cor. Então, se você quiser atrair pássaros que vêm em uma variedade de tons de azul, você pode incorporar mais azul em seu quintal com flores e alimentadores de pássaros.

As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)

LARANJA E AMARELO

As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)

“Baltimore Orioles (ou Corrupião-de-baltimore) encontra facilmente alimentadores e frutas que combinam com sua própria cor laranja brilhante”, diz Mulvihill. “E os pintassilgos parecem gostar de amarelos vibrantes que não apenas combinam com sua própria coloração, mas também com a cor dos girassóis cujas sementes eles apreciam.” Inclua uma variedade de flores laranja e amarelas em sua paisagem para atrair esses dois pássaros.

Tons neutros e terrosos

Se você deseja atrair pássaros em tons de cinza, preto, marrom e verde, fornecer muita cobertura de camuflagem tornará seu quintal um local atraente. Os pássaros vão querer ter um lugar seguro contra predadores, e você pode projetar sua paisagem para oferecer um refúgio. Não se surpreenda se você ouvir mais cantos de pássaros em seu quintal depois de incorporar todas essas cores em seu quintal.

A única cor a evitar

As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)

Embora nenhuma cor desencoraje especificamente os pássaros do seu quintal, ter muito branco pode manter alguns pássaros afastados. “Isso provavelmente decorre do forte contraste entre o branco e o ambiente ao redor”, explica Mulvihill.

“Quando alarmados ou mostrando agressão, os pássaros às vezes exibem asas brancas, ​​​​de modo que o branco pode ser surpreendente para os pássaros”. Mas o branco sozinho muitas vezes não é suficiente para repelir os pássaros.

Veja também:

De acordo com Johnson, qualquer cor combinada com movimento pode assustar os pássaros. Superfícies refletivas e metálicas também tendem a repelir pássaros. “Grandes quantidades de branco, como uma casa branca, podem ser menos atraentes para pássaros não brancos (a maioria dos pássaros) porque sua própria coloração contrastará fortemente, tornando-os mais visíveis para os predadores”, diz ela. “Mas se houver plantas naturais no quintal onde os pássaros possam se esconder, uma casa branca não será um impedimento.”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br