Um estilista proeminente por trás de um par de calças de moletom de US$ 1.190 (R$ 6.3 mil) foi criticado por alguns especialistas em moda e história negra pelo que eles chamam de apropriação cultural.
As calças de moletom Balenciaga cinza, que apresentam o que parece ser a parte de cima de uma cueca boxer saindo da cintura, gerou polêmica depois que um usuário da TikTok postou um breve vídeo em 2 de setembro das calças no que parecia ser uma loja. “Isso parece racista”, disse um indivíduo no vídeo postado pelo usuário do Tiktok @ mr200m__ enquanto estava com as calças Trompe-L’Oeil. “Eles teceram a cueca boxer dentro da calça.”
Marquita Gammage, professora associada de Africana Studies na California State University, Northridge, também ficou perturbada com o item Balenciaga e o que ela vê como uma exploração da “cultura negra com a esperança de obter grandes lucros“, disse ela.
Veja também:
- Museu com guias usando uniforme nazista abre na Itália e gera polêmica
- Dolce & Gabbana é acusada de plágio pelo ceramista Sargadelos. Entenda confusão!
- Amigos de Basquiat estão horrorizados com uso de quadro em campanha da Tiffany com Beyoncé e Jay-Z. Entenda!
Gammage é a autora do artigo “Cultural Appropriation as ‘Agency Reduction‘”, que foi publicado no International Journal of African Studies em 2018. Nele, ela escreve sobre a apropriação indébita da cultura negra e como ela mina a engenhosidade, funcionalidade e beleza das expressões culturais dos negros ao mesmo tempo deslegitimando as experiências negras de injustiças para ganho de capital, disse ela.
Embora calças caídas – que geralmente envolvem jeans ou calças de moletom abaixadas além da cintura, com cuecas boxer expostas no topo da cintura – tenham sido popularizadas na cultura hip hop, o estilo também “foi usado para criminalizar os negros, especialmente os homens negros como bandidos e uma ameaça à sociedade americana “, disse Gammage.
Veja também:
- Novak Djokovic é o novo embaixador da marca de relógios de luxo Hublot
- Chanel faz exposição multissensorial com perfumes que marcaram a história
- PSG assina contrato de dois anos com Dior para uniformes formais dos jogadores
“A calça de moletom Trompe-L’Oeil masculina Balenciaga em vermelho desperta preocupação imediata, dada a semelhança grotesca com a icônica estética do hip hop afro-americano usada por negros americanos por décadas, que resultou na prisão e morte de homens negros”, disse Gammage. “As calças têm apropriação cultural comercial estampada nelas; marcadas com o nome Balenciaga.”
Fonte: CNN Fashion
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br