Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Previsto para tornar-se obrigatório a todas as instituições financeiras a partir de 1º de setembro, o Pix agendado é seguro e não permite brechas para golpe, informou nesta quarta-feira (23) o Banco Central (BC) para a Agência Brasil.

+ Usuários do Tinder vão poder adicionar vídeos ao perfil
+ Google encerra programa de estágio após protestos
+ Space Perspective abre reservas para viagem espacial de balão; saiba mais
+ Nasa vai transmitir ao vivo caminhada espacial na sexta-feira (25)

De acordo com o BC, mensagens compartilhadas na internet apontam que correntistas estariam recebendo notificações de Pix agendado de um desconhecido. Em seguida, o autor da mensagem entra em contato com o destinatário dizendo que a transferência foi feita por engano e pede a devolução do dinheiro. Em seguida, o golpista cancelaria o agendamento inicial, fazendo a vítima ficar no prejuízo.

Ainda de acordo com o Banco Central, essa descrição não passa de boato porque esse formato de golpe não pode ser executado. O recebedor de um Pix agendado só recebe a notificação quando o dinheiro cai na conta, não no momento do agendamento.

Além disso, um agendamento pode ser cancelado a qualquer momento. Dessa forma, em caso de engano, o próprio autor do pagamento pode desfazer a transação sem o conhecimento do destinatário.

Back to top