A estudante brasileira Ana Julia de Carvalho, 18 anos, de Maceió (AL), é uma das 10 finalistas do concurso internacional Global Student Prize 2021, da Fundação Varkey, que vai garantir ao vencedor um prêmio de US$ 100 mil (R$ 551 mil).
+China vai enviar três novos tripulantes para estação espacial no sábado (16)
+ Guardas florestais conseguem remover pneu preso em cervo há dois anos
+ Hyundai mostra coleção de moda feita com restos da produção de carros
+ Pesquisadores simulam como os cartões postais do mundo serão afetados pelo aquecimento global
Aos 13 anos, ela foi uma das fundadoras do time de robótica da sua escola e dois anos depois o time já estava na etapa nacional de um campeonato, onde foram vestidos de cangaceiros em um protesto contra o preconceito. Seguiram para a disputa internacional, onde venceram em uma das categorias.
Com o sucesso da empreitada, ela apareceu na TV e incentivou o surgimento de outras equipes, que ela auxiliou com a criação de um guia de 100 páginas de programação para estudantes interessados em disputar campeonatos.
Em 2016, ela foi a criadora do Aerador Sustentável, um mecanismo para aumentar a produção de leite em áreas de subsistência, oxigenando a água do gado com energia eólica.
Caso ganhe o prêmio, Ana pretende investir no projeto do Aerador Sustentável, desenvolver um app para unir lideranças jovens e também estudar nos Estados Unidos. O vencedor do Global Student Prize 2021 será conhecido no dia 10 de novembro.