Casa inteligente: as tecnologias para automatizar sua casa em 2021

80

Desde criança assistimos na televisão filmes e desenhos animados que retratavam as casas do futuro como maravilhas da tecnologia: com comandos de voz e palmas seria possível acender luzes, robôs automáticos tomariam conta das tarefas domésticas, e a segurança seria melhor e mais eficiente do que nunca. A espera valeu a pena pois, atualmente, a miniaturização dos computadores e as tecnologias de rede IoT fizeram com que essas tecnologias saíssem da ficção e se tornassem uma realidade que pode ser instalada na sua casa hoje mesmo.

Casa inteligente: as tecnologias para automatizar sua casa em 2021. Foto: Divulgação
Casa inteligente: as tecnologias para automatizar sua casa em 2021. Foto: Divulgação

+ Carol Dieckmann abaixa o biquini no instagram e causa na web
+ O Bitcoin ou alguma criptomoeda subsitituirá o dinheiro?
+ Vídeo mostra míssil supersônico chinês atingindo navio

Os dispositivos interconectados de casa inteligente são um dos segmentos que mais crescem na arquitetura contemporânea, e gigantes da tecnologia como Samsung, Apple, Google e Amazon já possuem seus produtos e infraestrutura completa para oferecer aos clientes. Além disso, empresas como Philips e Intelbras já oferecem aparelhos capazes de habitar nesse ecossistema inteligente de forma transparente. Ficou interessado? Então confira nossas dicas com os melhores dispositivos de casa inteligente para 2021.

Antes de tudo, será necessário:
Antes de comprar aparelhos de casa inteligente, é preciso escolher e montar o “ecossistema central” que comandará os aparelhos. Primeiramente, é bom fazer download de uma VPN para proteger a privacidade e segurança da rede doméstica. Depois, é preciso escolher entre a gama de soluções de automatização disponíveis: Apple HomeKit, Google Home, Alexa, Hue, SmartThings, entre outros. Não há alternativa certa ou errada, a escolha depende dos hábitos dos usuários e do preço de cada solução. Usuários de iPhone, por exemplo, podem se habituar melhor ao sistema Apple HomeKit, enquanto usuários da Samsung podem preferir o SmartThings.

Casa inteligente: as tecnologias para automatizar sua casa em 2021. Foto: Divulgação
Casa inteligente: as tecnologias para automatizar sua casa em 2021. Foto: Divulgação

1. Alto-falantes inteligentes
Os alto-falantes inteligentes talvez representem hoje os dispositivos de casa inteligente mais populares. Extremamente úteis e versáteis, além de servirem como base para controlar outros dispositivos, os alto-falantes inteligentes são uma boa porta de entrada no universo da automatização residencial graças ao seu custo baixo e muito potencial.

No mercado brasileiro, as duas opções mais populares e robustas são a linha Echo da Amazon e Google Home da Google. Em ambos os casos, é possível escolher entre versões pequenas e baratas, versões intermediárias ou com telas inteligentes, até versões grandes com maior qualidade de som.

Os falantes inteligentes possuem milhares de aplicações dentro de nosso cotidiano. Como um falante, é possível tocar música em alta qualidade, inclusive através do Spotify ou Apple Music, e em ambas as plataformas isso pode ser feito através de comandos de voz. Assim, ao receber uma visita ou elaborar uma festa, basta pedir ao speaker a música ou playlist desejada e curtir o som sem interrupções.

Mas as utilidades vão além da música: é possível receber a previsão do tempo, notícias, podcasts, adicionar ou escutar eventos no calendário, criar lembretes, timers, pedir comida por delivery, enviar uma mensagem para um contato, descobrir a localização do telefone entre outros comandos extremamente úteis. E como se não bastasse, os falantes são capazes de controlar outros dispositivos inteligentes usando a voz.

Lâmpadas e tomadas automatizadas

Outros aparelhos extremamente úteis e que podem ser facilmente implementados por alguém que está começando a explorar as casas inteligentes são as lâmpadas e tomadas conectadas. Disponíveis em diversas formas e por diversas marcas, estes aparelhos precisam apenas de uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth e um aparelho central compatível (por exemplo, o alto-falante inteligente Google Home).

As lâmpadas smart permitem que através do controle remoto, comando por voz, ou em horários específicos do dia, a tonalidade da luz seja ajustada (de um branco quente semelhante a uma vela até o branco azulado de uma luz artificial) ajudando no conforto e ciclo circadiano. Além disso, muitas oferecem o controle do brilho e até mesmo cor da luz, podendo trocar entre azul, verde, vermelho e combinações.

Já as tomadas inteligentes são extremamente úteis para automatizar outros aparelhos comuns da sua casa. Por exemplo, é possível programar a tomada inteligente para desligar um abajur com a voz. Ou então, é possível ativar um aparelho de ar condicionado sempre que você retornar do trabalho. Como as tomadas são compatíveis com qualquer aparelho conectado, as possibilidades são inúmeras.

2. Aspirador de pó automático

A limpeza diária ocupa uma parcela significativa de nosso tempo, e pode parecer impossível manter um chão limpo e, ao mesmo tempo, dar conta das atividades do cotidiano. Para quem possui pets, a história é ainda pior. É aqui que os robôs aspiradores prometem revolucionar sua relação com a limpeza.

Os aspiradores inteligentes são pequenos discos repletos de escovas, válvulas de sucção, rodas, e muitos sensores. Controlados através do aplicativo de casa inteligente, falante automático, ou controle remoto, o robô mapeia sua casa usando os sensores e, em um horário agendado ou quando o nível de sujeira estiver alto, automaticamente começa a aspirar e varrer o chão. Ao acabar suas atividades, o robô retorna sozinho à base para carregar a bateria. Tudo isso é feito de forma autônoma: o aparelho é capaz de detectar obstáculos e desviar de situações perigosas, além disso, o mapeamento automático garante que toda a superfície do chão será limpa.

E esse é só o começo da história: fechaduras inteligentes com NFC e câmera Wi-Fi, babás eletrônicas automáticas, geladeiras capazes de medir o estoque dos alimentos, e sensores fitness como balanças bluetooth já estão disponíveis no mercado e prometem mudar completamente nosso ambiente doméstico. Gostou de criar uma casa inteligente? Confira também o guia de lâmpadas: qual é mais eficiente?