Centros de Formação de Condutores passam a aplicar provas teóricas de primeira habilitação

O Detran.SP autorizou os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para a aplicação dos exames teóricos, etapa que até então era feita exclusivamente em unidades do Detran. Com a medida, cerca de 400 CFCs já foram credenciados no Estado para a prestação do serviço e a expectativa é que este número ultrapasse a marca de 1.000 centros. Mais de 760 provas já foram aplicadas desde o final de outubro, quando os primeiros CFCs iniciaram a prestação do serviço.

+Jeep confirma produção em série do Wrangler V8
+As 10 Picapes mais vendidas: Fiat Toro e Strada são destaques de outubro
+Ford oferece peças e acessórios com até 50% de desconto em promoção da Black Friday

A medida foi regulamentada na Portaria Detran SP 162, de agosto passado, que inclui todos os requisitos necessários para que o CFC possua autorização para a aplicação do teste. Desde então, as entidades parceiras interessadas vêm se adequando à tecnologia necessária para viabilizar o serviço.

As questões que compõem as provas, bem como as correções de respostas, continuam sendo tarefas do Detran SP, que também fiscaliza todas as etapas para garantir o cumprimento legal das exigências estabelecidas na Portaria. Seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, as unidades e CFCs poderão atuar dentro do limite de 50% da capacidade. O aluno também pode optar por fazer a prova teórica monitorada da maneira tradicional, ou seja, na Unidade do Detran/Poupatempo, basta agendamento prévio.

Back to top