A China planeja a primeira missão tripulada para Marte em 2033. É o que apontou o chefe da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, estatal fabricante de foguetes do país asiático, Wang Xiaojun, durante o evento internacional Global Space Exploration Conference (GLEX 2021).
+ Originais de Angry Birds vão retornar às lojas de aplicativos
+ Foto da carteira de vacinação contra covid-19 pode ser usada em golpes; entenda
+ Apple inaugura nova loja em cinema dos anos 1920
+ Confira os jogos grátis da Epic Games Store na semana
De acordo com a publicação local Global Times, a primeira dessas missões tripuladas está programada para 2033. Mas os chineses já planejam outras quatro missões até 2043, incluindo missões de grande porte para o transporte de cargas e o estabelecimento de uma base no planeta.
Para sustentar essas viagens para Marte, Wang aposta no uso de foguetes e equipamentos nucleares. O cientista ainda citou um projeto chamado Sky Ladder como apoio para essas missões, embora não tenha entrado em detalhes sobre o sistema.
Recentemente, a China concluiu com sucesso a missão de levar uma sonda, a Tianwen-1, até Marte. A nave lançou ainda um robô, o Zhurong, na superfície do planeta, com o objetivo de realizar explorações científicas.