Com a suspensão das aulas por causa da pandemia de coronavírus, um dos desafios dos pais tem sido manter a motivação dos filhos nas aulas online. Ter um espaço de estudos em casa ergonômico e confortável em casa pode ajudar nessa missão.
É preciso investir em móveis que tornem o espaço mais agradável e estimulem a concentração, além de um ambiente que ofereça tranquilidade e boa acústica. Acertar nas dimensões da bancada e na escolha da cadeira alguns cuidados sugeridos pela arquiteta Karina Korn para montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa.
Veja também:
- Fotos do Galaxy Watch 4 são vazadas na web antes da hora; veja
- Pinte seu home office com essas cores e seja mais produtivo
- Home office: 4 passos para adotar o minimalismo e criar um ambiente zen
- Home office: truques simples para melhorar a acústica da casa
A altura da bancada deve ser adequada ao tamanho da criança, para que sua coluna fique ereta durante o uso. “Em caso de móveis planejados, uma opção bacana é investir em um tampo que possa ser colocado em diferentes alturas, acompanhando as diferentes fases da criança”, diz a especialista.
A mesa de estudo deve ter, no mínimo, 80 cm de largura e 50 cm de profundidade, medida ideal para apoiar todos os objetos, além de oferecer área suficiente para abrir e movimentar computador, livros e cadernos.
A altura da mesa de estudos também precisa ser analisada com cuidado para montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa. Para os pequenos de até sete anos, recomenda-se até 65 cm de altura. Para crianças maiores, incluindo adolescentes e adultos, pode variar entre 73 e 83 cm.
“Se colocarmos um padrão, procuro sempre investir em mesas de 76 cm de altura, que acaba sendo ideal para que a criança e adolescente use por muito tempo. Vale também fazer uma mesa inferior, com 65 cm de altura, como apoio para crianças menores”, explica Karina.
Veja também:
- Editores de decoração mostram como estão fazendo o home office funcionar
- Veja receitas práticas de lanches para as crianças na quarentena e home office
- A última invenção para trabalhar em casa: uma barraca de home office
A escolha da cadeira deve levar em consideração o tamanho dos pequenos, lembrando que as pernas dos alunos precisam ficar em um ângulo de 90°. Prefira modelos que permitam ajustes. Dessa forma, o móvel atendará a criança por muitos anos e pode até servir para irmãos de diferentes idades. “Prefira também peças estofadas e com braços, proporcionando total conforto durante os momentos de estudo”, aconselha a arquiteta.
Quem usa computadores deve levar em conta a altura do monitor, que precisa ficar abaixo de eixo visual horizontal para que as costas não fiquem curvadas. Dica: a distância mínima entre os olhos e a tela dever ser de um braço, já o teclado e o mouse devem ser alinhados aos cotovelos.
“Todo esse cuidado é ainda mais importante com as crianças, que estão na fase de crescimento e podem desenvolver problemas como a escoliose”, alerta Karina Korn, que também sugere suporte de tela para computador, caso seja necessário.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br