Como plantar abacate a partir da semente: aprenda com essas dicas fáceis

18
Como plantar um abacateiro a partir da semente. Foto: Reprodução/ Pinterest

Abacate fresco pode ser saboroso na torrada ou na sua famosa guacamole, mas não jogue fora a semente dele!

Use a semente do abacate para cultivar uma planta linda dentro de casa (e grátis!) para adicionar à sua coleção de samambaia, orquídea e violeta. “Na verdade, é fácil cultivar uma planta de abacate a partir do caroço, algo que você realmente não pode fazer com nenhuma outra planta”, diz Tim Spann, PhD, fisiologista de plantas e consultor da Comissão de Abacates da Califórnia, nos Estados Unidos. “Essas plantas são populares há décadas porque quase não requerem cuidados.” É também um projeto familiar divertido!

Embora existam vários tipos de abacates comercialmente disponíveis no mercado, a maioria é Hass, que é o tipo mais popular devido ao seu alto teor de óleo e textura cremosa. Você também pode obter outras variedades durante todo o ano, mas na verdade não importa qual variedade você usa para cultivar sua planta de abacate, todas são possíveis!

Veja também:

Aqui está o que mais você precisa saber sobre como cultivar uma planta de abacate a partir da semente.

“Plante” sua semente imediatamente.

Não deixe a semente secar. Assim que terminar de comer o abacate, enfie três palitos de dente nas laterais do caroço para que ele se equilibre em um pequeno copo ou jarra de suco parcialmente cheio de água. Certifique-se de que sejam colocadas de forma que o 1/3 do fundo da semente (a extremidade mais larga) fique submersa. “Na floresta tropical, o abacate cai no chão e é comido, e o caroço fica aninhado no chão da floresta”, diz Spann. “Você está tentando imitar esse ambiente mantendo a semente parcialmente acima do meio de cultivo, que é a água, neste caso”.

Dê-lhe uma luz forte.

Coloque o vidro e a semente em um local onde receba bastante luz, como no peitoril de uma janela. Troque a água a cada dois dias para que não fique viscosa. Dentro de cerca de 2 semanas, a semente deve começar a se dividir. Essas duas metades estão cheias de carboidratos e nutrientes que a planta precisa para se desenvolver. Em breve, as raízes devem emergir do fundo. Se nada estiver acontecendo após cerca de 3 semanas, jogue-o fora e tente novamente com um novo caroço.

Replante seu abacate.

Se você estiver tendo boa sorte com sua planta, as raízes encherão o copo em cerca de dois meses. Isso é um sinal de que é hora de colocar sua semente em um pote. Encha um vaso de 15 a 20 cm de diâmetro com terra. Além disso, certifique-se de que o vaso tenha orifícios de drenagem, porque os abacates não gostam de ficar muito molhados. E não opte por um vaso maior porque a planta não será capaz de usar toda a umidade com rapidez suficiente de um vaso grande.

Coloque a semente germinada no solo da mesma forma que estava no copo, com cerca de 1/3 da cova no solo e a porção restante acima do solo. A maioria do solo para vasos tem algum fertilizante que a planta pode usar por alguns meses, então você pode começar a alimentar sua planta mensalmente ou bimestralmente, usando qualquer fertilizante líquido para plantas de casa. Siga as instruções do pacote.

Como você cuida de uma planta de abacate?

Abacates são como a maioria das plantas tropicais que preferem luz indireta, então mantenha-o no ponto mais brilhante da sua casa. Regar é o maior desafio. “Os abacates são extremamente sensíveis às raízes molhadas, então deixe o vaso secar entre as regas”, diz Spann. Coloque o dedo no solo para verificar os níveis de umidade; não regue se ainda estiver úmido e verifique novamente em alguns dias. Provavelmente, você só precisará dar uma água a cada poucas semanas no verão e com um pouco mais de frequência quando está mais seco dentro de casa.

Você obterá frutas de uma planta de abacate?

Infelizmente, provavelmente não. Para começar, leva de 7 a 10 anos até que eles estejam prontos para produzir frutas – e as chances de você conseguir mantê-las vivas por tanto tempo são bem pequenas, diz Spann. Mas você pode tentar! E você sempre pode cultivar outra planta de abacate a partir da próxima semente que guardar.

Veja também:

Fonte: Country Living

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br