Uma comunidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, será a 1ª da América Latina a contar com 100% da energia elétrica gerada por placas solares. O projeto, instalado na favela Marte, foi encabeçado pela pela organização não governamental Gerando Falcões.
+Alemanha anuncia compra de caças F-35A
+ Pedreiro acha R$ 5 mil e faz campanha nas redes para achar dono do dinheiro
+ Sete anos após ser roubado, músico encontra seu acordeon por acidente
+ Movimento ‘Vai Ter Gorda’ realiza ação contra a gordofobia
De acordo com uma reportagem do Ecoa, do portal UOL, a novidade irá impactar na vida de 700 pessoas, acabando com o risco causado pelas ligações clandestinas de energia elétrica.
Prevista para ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, a instalação das placas faz parte do projeto Favela 3D, que tem como objetivo transformar as favelas em ambientes “Dignos, Digitais e Desenvolvidos” e será bancada por meio de uma parceria entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.
Além da energia solar, a área irá passar por um processo de regularização fundiária e deve receber novas moradias e toda a infraestrutura, como as redes de água e esgoto, além de iluminação pública e asfalto. Outras ações incluem cursos de capacitação para geração de renda.