Criado pela empresa americana OpenAI, o ChatGPT tem criado polêmica como um chatbot baseado em inteligência artificial e que é capaz de interagir de maneira totalmente convincente.
+ PUBG Mobile anuncia colaboração com a Polaris
+ Microsoft Designer permite criar imagens a partir de textos
+ Artemis 3: veja quando a humanidade deve voltar para a Lua
+ Airbus testa tecnologias para criar aviões autônomos
Em fase de testes, o ChatGPT se tornou viral por conseguir produzir respostas complexas sobre vários assuntos em poucos segundos. Ficou curioso? Basta fazer um rápido cadastro para começar a testar a tecnologia.
We’ve learned a lot from the ChatGPT research preview and have been making important updates based on user feedback. ChatGPT will be coming to our API and Microsoft’s Azure OpenAI Service soon.
Sign up for updates here: https://t.co/C7kMVpMAKv
— OpenAI (@OpenAI) January 17, 2023
Apesar das mensagens introdutórias em inglês, é possível interagir com o ChatGPT em português. É impressionante a agilidade como a inteligência artificial consegue responder rapidamente aos questionamentos mais simples e também a questões complexas (como fazer um comparativo técnico entre os blindados T-34 e Tiger II, da Segunda Guerra Mundial).
A precisão da tecnologia levou escolas dos Estados Unidos a vetarem o acesso ao ChatGPT em dispositivos e redes internas, para evitar que os estudantes encomendem textos e trabalhos escolares ao sistema.
Para conseguir tamanha precisão, o modelo foi treinado a partir da enorme quantidade de informações disponíveis na internet. Vale destacar que a criadora do ChatGPT é a mesma empresa responsável pelo DALL-E, que produz imagens realistas e artísticas a partir de informações fornecidas pelo usuário.