Dra. Dheinyfer Valeretto esclarece dúvidas sobre harmonização facial
A procura pela harmonização facial aumentou cinco vezes nos últimos cinco anos, demonstrando que, ao contrário de vários setores, o segmento não sentiu os abalos da recente crise. Profissionais da área dizem que um dos resultados do procedimento é a melhora da autoestima e aumento do bem-estar, o que pode explicar seu crescimento mesmo em períodos econômicos desafiadores. “Ao longo dos anos, a gente perde gordura no rosto e a musculatura fica mais fraca, causando desequilíbrios e imperfeições faciais. A harmonização facial surge com o objetivo de alcançar uma simetria e um rejuvenescimento da face recompondo essa perda e trazendo bem-estar”, comenta a Dra. Dheinyfer Valeretto.
Apesar de muitas vezes ser confundida com um tratamento único, a harmonização facial age, na verdade, como o resultado final de um conjunto de procedimentos minimamente invasivos que visam atenuar os sinais do tempo e melhorar as proporções da face. “Uma técnica muito comum para criar um rosto mais harmônico é a utilização de ácido hialurônico para preenchimento, sendo comum na boca, queixo, mandíbula, malar, têmporas, nariz e no chamado ‘bigode chinês’. Outros procedimentos bastante utilizados são os fios PDO de elevação facial para o lifting facial, além do estímulo de produção de colágeno, uso de toxina botulínica para paralisação das rugas, lipo de papada HD com enxertia, sendo que esta última remove a papada e deixa as estruturas mais marcadas como mandíbula e queixo”, explica a cirurgiã-dentista.
Já tendo realizado inúmeros procedimentos, Valeretto ainda conta que é muito procurada por recém-divorciados, seja porque desejam buscar um novo amor, seja porque pretendem investir na reconquista e no restabelecimento do casal. “Principalmente depois de um relacionamento mais longo, quem acaba de se separar busca um rosto descansado, jovial, mais firme, sedutor, e que de fato faz a diferença tanto na aparência quanto na autoestima”, ela comenta.
Por fim, Dra. Dheinyfer revela o curioso caso de um paciente que, na verdade, tratava-se de um criminoso tentando despistar a polícia. “Certa vez um homem me procurou justamente com a queixa de que era recém-divorciado. Ele estava atrás de uma harmonização completa, fez todos os procedimentos em busca o máximo de rejuvenescimento possível. Pouco antes de finalizar todo o tratamento descobri que era um fugitivo. Parece história de filme, mas aconteceu e foi um tanto assustador quando tomei conhecimento.”