Dani Moreno fala sobre diagnóstico de doença degenerativa: “A dor me acorda”

Dani Moreno fala sobre diagnóstico de doença degenerativa: “A dor me acorda” (Foto: Reprodução/Instagram)
Dani Moreno fala sobre diagnóstico de doença degenerativa: “A dor me acorda” (Foto: Reprodução/Instagram)

A atriz Dani Moreno, de 35 anos de idade, fez um post sobre seu diagnóstico de espondilite anquilosante, uma doença autoimune degenerativa grave.

+Cleo curte viagem até a Ilhas Maldivas com o marido, Leandro D’Lucca
+ Irmã de Scheila Carvalho morre após 4 anos de luta contra doença degenerativa
+ Rezende e GKay se encontram em Dubai e fãs ficam animados: “Recaída tá próxima”
+ Romana Novais fala sobre tratamento de varizes após gestações

“Espondilite Anquilosante: doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte”, começou ela.

“Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade; etc…”, desabafou.

“Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha?”, acrescentou, dizendo que a doença é genética. “Ao menos ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada.”

Em seguida, manteve o bom-humor ao dizer que a dor acorda ela todas as manhãs. “Há 6 meses a dor me acorda e ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi pra ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado (risos)”, disse.

“O próximo passo, é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de 2 por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS. Já que você tá aqui, EA, te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para trabalhar meu autoconhecimento profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla”, acrescentou a atriz.

“De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço pra se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre. Swásthya.”

Back to top