Se você está sonhando com viagens, por que imaginar as praias de Bali ou os canais de Veneza se as férias no espaço já podem estar nos seus planos?
Em 2019, a empresa californiana Gateway Foundation lançou planos para um hotel espacial em estilo de navio de cruzeiro que poderia um dia flutuar acima da atmosfera da Terra. Então, a Estação Von Braun, esse conceito futurista – composto de 24 módulos que formam uma roda giratória orbitando a Terra – está programado para estar totalmente operacional já em 2027.
+ Jato supersônico da Virgin Galactic voará de Londres para NY em 90 minutos
+ A Lua no mapa astral: como entender o seu signo lunar
+ PUBG Mobile anuncia parceria global com Messi
+ Balão espacial oferece viagem à beira do cosmos
Depois de alguns anos, foi resolvido que o hotel terá um novo nome – Voyager Station – e será construído pela Orbital Assembly Corporation. Que é uma nova empresa de construção do ex-piloto John Blincow, que também dirige a Gateway Foundation.
Em uma entrevista, Blincow explicou que houve alguns atrasos por causa da Covid, mas a construção do hotel espacial está prevista para começar em 2026. E uma estada no espaço pode ser uma realidade em 2027. “Estamos tentando fazer com que o público perceba que esta era de ouro das viagens espaciais está chegando. Ela está chegando. Está chegando rápido”, disse Blincow.
Um hotel como nenhum outro
As representações do hotel sugerem um interior não muito diferente de um hotel de luxo aqui na Terra, apenas com algumas vistas muito especiais de outro mundo. Quando os projetos iniciais foram lançados há alguns anos, Tim Alatorre, arquiteto de design sênior da Orbital Assembly Corporation, disse que a estética do hotel foi uma resposta direta ao filme de Stanley Kubrick “2001: A Odisseia no Espaço” – que ele chamou de “quase um projeto do que não fazer”.
“Acho que o objetivo de Stanley Kubrick era destacar a divisão entre tecnologia e humanidade. E, assim, propositalmente, ele tornou as estações muito estéreis, limpos e alienígenas”. Já na concepção de Alatorre e sua equipe, o objetivo é levar um pedaço da Terra para o espaço por meio de suítes aconchegantes e restaurantes chiques.
Os hóspedes podem estar no espaço, mas ainda vão desfrutar de camas e chuveiros de qualidade. Mas, isso não quer dizer que o hotel vai ignorar a novidade de estar no espaço. Há planos de servir “comida espacial” tradicional no restaurante do hotel.
Além disso, haverá atividades recreativas que “destacam o fato de que você é capaz de fazer coisas que não pode fazer na Terra”, de acordo com Alatorre. “Por causa da gravidade reduzida, você será capaz de pular mais alto e de correr de maneiras que você não consegue na Terra.”
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Fotos raras da Nasa vão a leilão: única foto de Neil Armstrong na Lua é uma delas
+ Meteoritos da Lua e de Marte vão a leilão e podem custar até R$ 600 mil. Saiba mais!
+ NASA oferece mais de R$ 2 milhões se você descobrir nova comida de astronautas. Entenda!