Dia do orgulho LGBTQIA+ marca a luta por respeito e contra o preconceito

Dia do orgulho LGBTQIA+ marca a luta por respeito e contra o preconceito
Dia do orgulho LGBTQIA+ marca a luta por respeito e contra o preconceito

Em 1969, a homossexualidade ainda era considerada uma ofensa criminal nos Estados Unidos e, muitos estabelecimentos direcionados a esse público, eram obrigados a funcionar sem licença para venda de bebidas alcoólicas. Isso deixava as portas abertas para a brutalidade policial. 

+Fernanda Vasconcellos exibe barrigão de nove meses de gravidez
+ FDA aprova primeiro medicamento que restaura o crescimento dos cabelos em pacientes com alopecia

Mas tudo começou a mudar logo nas primeiras horas de 28 de junho de 1969, quando policiais à paisana invadiram o Stonewall Inn, um dos bares gays mais populares da cidade de Nova York. A batida era rotina para um bar como aquele, mas desta vez, os acontecimentos não se desenrolaram como era de costume.
A policia rapidamente perdeu o controle da situação e os frequentadores e, muitas pessoas que estavam do lado de fora do bar, desta vez acabaram reagindo violentamente contra os policiais. O conflito acabou se estendendo por cinco dias e marcou o início da luta por acolhimento e respeito e, principalmente contra o preconceito.
A data de hoje é um símbolo contra a perseguição policial e a discriminação generalizada contra a comunidade LGBTQIA+ . No mundo todo, eventos celebram a diversidade e o orgulho em assumir a orientação sexual e a identidade de gênero.
Back to top