Além de ser prática O macarrão é uma daquelas receitas básicas que você precisar saber fazer, o prato permite que você inove nos molhos e também é uma boa opção tanto para quem mora sozinho e precisa de uma refeição rápida, quanto para quem quer fazer um almoço caprichado para a família!

+ Receita fácil de lasanha integral de brócolis
+ Receita fácil de Macarrão com Quatro Queijos
+ Receita fácil de Macarrão com Sardinha
+ Receita fácil de Macarrão ao alho e óleo

Mas tem alguns detalhes que fazem a diferença, veja algumas dicas para deixar o seu macarrão perfeito.

Dicas fáceis para fazer o macarrão perfeito. Foto: Pixabay
Dicas fáceis para fazer o macarrão perfeito. Foto: Pixabay

Como cozinhar o macarrão no ponto certo?

O famoso ponto al dente é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.

Use uma panela grande para cozinhar o macarrão

Para o macarrão sair perfeito, ele precisa ser cozinhado rapidamente em um espaço onde possa ser movimentado, o que é impossível em uma panela pequena. Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água, ela irá demorar mais tempo para voltar a ferver, logo, o macarrão ficará mais tempo em água não-fervente, o que o deixará grudento. Além disso, com pouca água, você terá mais amido do macarrão na água, o que também ajudará para que ela fique grudenta.

Deixe a áqua ferver antes de colocar o macarrão. Foto: Pixabay
Deixe a áqua ferver antes de colocar o macarrão. Foto: Pixabay

Deixe a áqua ferver antes de colocar o macarrão

É fundamental que a água esteja fervendo quando você colocar o macarrão, caso contrário, ela ficará mais tempo na água não-fervente e irá se tornar pegajosa e grudenta. Quando você colocar o macarrão na água, a sua temperatura irá diminuir, por isso é fundamental que a água esteja realmente fervendo e não apenas quente.

Não adicione azeite ou óleo à água

O conhecimento popular diz que adicionar óleo à água impede a massa de ficar grudada e pegajosa. Entretanto, ao colocar óleo na água, o macarrão ficará escorregadio e não irá absorver muito bem o molho depois.

Não coloque água fria ou gelada no macarrão após cozinhá-lo

Com o objetivo de parar o cozimento e deixar o macarrão soltinho, muitas pessoas jogam água gelada sobre ele, além de remover o sabor do macarrão ao lavá-lo com água gelada, você irá retirar o amido da superfície que ajuda a absorver todo o sabor do molho! Entretanto, se você não for servir o macarrão imediatamente, você pode lavá-lo com a água fria para que ele não fique grudento, mas apenas nessa ocasião ou se você pretende fazer alguma salada com ele.

Assim, basta colocar o macarrão em uma peneira ou coador e dar uma chacoalada para retirar a água em excesso e finalizar a receita!