Documento da CIA revela suposto confronto entre soldados soviéticos e alienígenas na Sibéria

Documento da CIA revela suposto confronto entre soldados soviéticos e alienígenas na Sibéria. Ilustração gerada por ia
Documento da CIA revela suposto confronto entre soldados soviéticos e alienígenas na Sibéria. Ilustração gerada por ia

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) desclassificou um documento enigmático que relata um suposto encontro de militares soviéticos com seres extraterrestres na região da Sibéria, no final dos anos 1980 ou início dos anos 1990.

+ Morre Pasha Technic, ícone do hip-hop underground russo, aos 40 anos
+ Embraer revela interior futurista de aeronave elétrica urbana

O material, que inclui fotografias, desenhos e depoimentos, foi obtido após a dissolução da KGB, o serviço secreto soviético, pelo então líder da URSS, Mikhail Gorbachev, em 1991.

De acordo com o relatório, soldados soviéticos teriam abatido um objeto voador não identificado (OVNI), do qual teriam emergido cinco seres humanoides de baixa estatura, com grandes cabeças e olhos.

Segundo o documento, os alienígenas se fundiram em uma esfera brilhante que emitiu uma intensa descarga de energia, transformando em pedra 23 soldados presentes. Apenas dois teriam sobrevivido por estarem parcialmente protegidos da luz no momento da explosão.

Corpos petrificados e nave alienígena foram levados para centro secreto

Ainda conforme o relatório, os corpos petrificados e os destroços da nave foram levados para uma instalação de pesquisa secreta próxima a Moscou. Cientistas teriam concluído que os organismos humanos tiveram sua estrutura molecular alterada para algo semelhante à pedra calcária. A origem da energia responsável pela transformação permanece desconhecida.

“Se o arquivo da KGB corresponder à realidade, trata-se de um caso extremamente ameaçador. Os alienígenas disporiam de armas e tecnologia que superam todas as nossas suposições. Poderiam se defender, caso fossem atacados”, diz o texto.

Ceticismo e mistério

O incidente teria ocorrido entre 1989 e 1990, mas o documento foi desclassificado apenas no ano 2000 e faz parte de um dossiê de cerca de 250 páginas cujo contexto original ainda é obscuro. De acordo com a Fox News, é provável que o arquivo tenha sido obtido por meio de um telegrama ou fonte aberta.

Mike Baker, ex-agente da CIA, demonstrou ceticismo quanto ao conteúdo: “Se houve de fato um incidente, suspeito que o relatório real não se pareça em nada com o que circula hoje, depois de cinco, seis ou sete versões diferentes do que foi originalmente escrito”, afirmou.

Fonte: CIA Reading Room – DOC_0005517761. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top