A alemã Wingcopter avançou em seu processo de obtenção do certificado de tipo da FAA – órgão do governo dos Estados Unidos que regula a aviação civil – para o drone de entregas Wingcopter 198.
+Casamento de Karina Bacchi e Amaury Nunes chega ao fim, diz colunista
+ Tailândia pode se tornar próximo operador do caça F-35
+ Brasileira XMobots vai desenvolver drone armado
+ Caça invisível russo Sukhoi Su-75 “Checkmate” entra em produção em 2027
O Wingcopter 198 é uma aeronave do tipo eVTOL que já foi testado no Oriente Médio, Pacífico Sul e na área de San Diego (EUA).
Com a concessão do Special Class Airworthiness Criteria, a FAA define os requerimentos tecnológicos que deverão ser atendidos por determinado tipo de aeronave para operação regular nos EUA.
Essa é considerada uma etapa importante no processo de certificação, que quando finalizado irá permitir que o eVTOL da empresa possa percorrer as mesmas rotas que aviões e helicópteros convencionais.
De acordo com o fabricante, o certificado da FAA terá impacto positivo também para que o Wingcopter 198 avance também em sua certificação no Brasil (Anac) e Japão (Jcab).
Com 1,52 m de comprimento e 1,98 m de envergadura, o Wingcopter 198 é uma aeronave elétrica capaz de transportar até 6 kg de carga e voar até 110 km, atingindo uma velocidade máxima de 100 km/h.