Poucos carros tiveram uma história tão agitada quanto o VW Fusca de chassi 1-00003. Além de ser uma dos poucos exemplares de pré-serie do Besouro ainda existentes, o carro construído em 1939 pode ser considerado um dos precursores dos Porsche que nos conhecemos nos dias atuais.
+Você acredita que essa moto é uma Uma Honda Super Cub?
+Três turbos, 2.000 HP e … boom! Veja o vídeo
+Veja como um tapete deixa sua sala de jantar o máximo
Projeto do engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, que anos depois iria fundar a marca de esportivos com o seu sobrenome, o Fusca surgiu inicialmente para ser um carro popular. Mas o chassi 1-00003 serviu de base para uma versão mais esportiva do modelo, que seria usada em testes de alta velocidade.
Além de ter sido montado na fábrica da Porsche em Stuttgart (Alemanha), o 1-00003 trazia uma versão de 32 cv do motor de 1 litro e 26 cv dos Fusca normais. Apesar de parecer pouco para os dias atuais, a combinação do motor mais forte com a carroceria de apenas 695 kg permitia ao carro atingir os 145 km/h. Bom número para a época.
Apenas 14 unidades do Fusca 1939 foram produzidas até setembro de 1939, quando teve início a Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, o “003” era o único exemplar restante do Fusca 1939. Mas o seu estado não era muito animador. Encontrado no interior de uma garagem destruída e sem o motor, o pré-série foi restaurado pela família alemã Raffay, dona de um dos primeiros concessionários da Volkswagen no mundo, no final dos anos 1940.
O carro foi preservado nesta coleção até 2011, quando um incêndio criminoso destruiu o Fusca histórico. A carcaça do carro foi veículo foi cedida ao Prototyp Museum, em Hamburgo (Alemanha), que então iniciou um processo de reconstrução do modelo histórico e que foi finalizado só recentemente.