O designer espanhol Antonio Miró morre aos 74 anos. Figura de destaque na indústria da moda espanhola, Miró era conhecido por seu estilo minimalista e sua loja inovadora Groc.
O estilista catalão Antonio Miró, uma figura de destaque na indústria da moda espanhola, morreu aos 74 anos, segundo autoridades locais.
“Triste com a morte de Toni Miró, uma das grandes referências da moda catalã. A marca que ele deixa dentro e fora do nosso país, com sua criatividade e uma assinatura única, é inesquecível”, escreveu Pere Aragonès, chefe do governo regional da Catalunha, no Twitter.
Veja também:
- Novo recurso do Instagram avisa o usuário quando é hora de dar uma pausa no aplicativo
- Alta-costura: Dior apresenta coleção em Paris focada em bordados
- Ícone fashion: morre estilista francês Thierry Mugler, aos 73 anos
- Máscara de mortadela: empresa lança hidratante facial divertido para skincare. Veja!
Nascido em Sabadell, perto de Barcelona, filho de um alfaiate, Miró abriu sua primeira loja, Groc, em 1968, aos 20 anos, ajudando a estabelecer a cidade como referência do design. Ele lançou sua marca em 1979, mostrando seus designs femininos e masculinos em capitais da moda, incluindo Paris, Nova York, Milão e Tóquio.
Miró manteve fortes ligações com os mundos do cinema e do teatro, desenhando figurinos para filmes como “Caniche”, dirigido por Bigas Luna, e “La muerte del escorpión”, de Gonzalo Herralde. Um grande momento de visibilidade internacional veio quando ele desenhou os uniformes para as cerimônias dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona.
Veja também:
- Dolce & Gabbana abandona uso de peles de animais em suas coleções
- Disney: Minnie Mouse vai trocar seu icônico vestido por um terninho assinado por Stella McCartney
- ‘Ideia mais ampla de beleza’: desfile da Valentino tem modelos grisalhas e diversidade de corpos
Miró também atuou no design de interiores, criando a cortina para a ópera Gran Teatre del Liceu em Barcelona e os interiores de um hotel boutique em Bilbao.
Em 1990, uniu forças com a italiana Ermenegildo Zegna, passando a vender uma participação majoritária em sua empresa em 2008 ao grupo espanhol Nuevos Valores Textiles. A empresa entrou com pedido de falência em maio de 2021.
O designer ganhou vários prêmios de prestígio, incluindo o prêmio Cristóbal Balenciaga em 1987. Miró morreu na quinta-feira (03) após sofrer um ataque cardíaco, segundo a mídia local.
Fonte: WWD
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br