A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou imagens do mais recente lançamento do foguete VSB-30, o primeiro a ser produzido em território nacional. A apresentação, ocorrida no domingo (23) na Base Aérea de Alcântara, no Maranhão, aconteceu com sucesso.
+“Vamos manter contato”! Vovó presenteia família com tabuleiros Ouija em seu funeral
+ Vídeo mostra como funciona o uso militar de drones comerciais na Ucrânia
+ Nasa quer fazer “pouso forçado” na superfície de Marte; entenda
+ Vídeo: Nova torre de defesa aérea autônoma pode derrubar enxames de drones
O foguete VSB-30 levou a bordo o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Os próximos passos envolvem a análise dos resultados dos experimentos científicos.
Após a qualificação, a PSM já poderá ser utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Ressalta-se que desde a concepção da PSM, houve intensos esforços de desenvolvimento de tecnologia no mercado nacional. Há interesse em prover serviços de experimentos em microgravidade no Brasil, e a PSM coroa esse processo de capacitação junto às empresas nacionais.
VSB-30
O VSB-30 é um foguete suborbital da família Sonda, que possui dois estágios à propulsão sólida, estabilizado rotacionalmente e com capacidade de transportar cargas úteis de até 400 kg, em altitudes na faixa de 270 km.
O foguete, que teve seu primeiro lançamento ainda em 2004, foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço e o Centro Aeroespacial Alemão. Até então, 33 lançamentos foram realizados com êxito. Cinco deles no Brasil e 28 no exterior.
Ele pode ser empregado em pesquisas científicas em ambiente de microgravidade, assim como explorar o desenvolvimento de tecnologias em tal ambiente.
+ Canto alemão: móvel aproveita muito melhor o espaço da sala de jantar
+ Kawasaki Versys 650 2023, ficha técnica, potência, consumo e preço
+ 21 mulheres que cortaram seus cabelos bem curtos e ficaram maravilhosas