Fenômeno que atingiu Santa Catarina foi tornado ou microexplosão, aponta Defesa Civil

Fortes temporais causaram muitos prejuízos nesta quarta-feira(10) no Oeste do estado de Santa catarina. Ginásio e escola foram destruídas, árvores quebraram e pessoas e animais ficaram ilhados. Um documento da Defesa Civil com análise preliminar foi divulgado na tarde desta quinta.

+ Recebeu um promoção de Dia dos Namorados do Boticário no WhatsApp? Cuidado pode ser golpe
+ Brasil tem 41.058 mortos por covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensa
+ Datena revela que vai disputar a prefeitura de São Paulo: “Um ladrão a menos”

“Informações preliminares das imagens de radar analisadas pela equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com relatos, fotos e vídeos que chegaram à instituição, indicam para uma possível ocorrência de tornado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de ter ocorrido uma microexplosão, ou até ambos eventos”, aponta o documento.

A Defesa Civil diz que emitiu alerta para a região às 15h48 de quarta-feira após o radar meteorológico do Oeste identificar uma supercélular de tempestade severa e divulgou imagens do satélite por volta das 17h, momento em que o fenômeno teria atingido a região.

Ainda de acordo com o governo estadual, em Descanso os ventos destruíram casas, ginásio, galpões e até uma escola. Lonas, telhas e colchões foram distribuídos às famílias mais atingidas e equipes regionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem auxiliando a população.

As rajadas chegaram a 130 km/h. Árvores foram cortadas ao meio, muitas casas destelhadas, e até um caminhão tombou com a força da ventania.

Muitas cidades da região o volume de chuva foi maior que o total esperado para o mês de junho e teve cidades que ficaram alagadas.

Não foi divulgado o número total de pessoas atingidas e que precisaram sair de suas casas por causa da destruição, mas ao menos 10 cidades foram afetadas por temporais e alagamentos além dos municípios atingidos pelo tornado ou microexplosão: Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga.

Back to top