O supercarro de corrida Ferrari 499P baseia-se nos modelos de F1 e GT para o retorno das grandes corridas da Le Mans, após 50 anos.
A Ferrari revela seu carro 499 P para a corrida Le Mans, sinalizando seu retorno às corridas de resistência de primeira classe. O público o verá em ação em questão de meses, pois disputará os 1.600 km de Sebring, que acontece em meados de março de 2023.
+ Vídeo: Ministério da Defesa da Rússia publica vídeo mostrando seus helicópteros de ataque em ação
+ Relógio de R$ 125 mil em homenagem ao Porsche 911 Carrera de 1972 já esgotou
+ Acidente de carro acaba com Ferrari esmagada por Peugeot
+ Você consegue adivinhar em quais logos estas 4 casas são inspiradas?
Sistema híbrido
O 499P chega a uma potência combinada de 670 cavalos e, embora as regras do tipo LMH não exijam um sistema híbrido como os do LMDh, ele possui um. E, ao contrário dos carros LMDh, o 499P pode ter tração nas quatro rodas, com uma transmissão sequencial Xtrac de sete velocidades enviando potência do motor a gasolina para as rodas traseiras.
O motor elétrico no eixo dianteiro é alimentado por uma bateria de 900 volts, carregada pelo Sistema de Recuperação de Energia (ERS) da Ferrari, que recarrega durante a desaceleração e a frenagem e não requer fonte de energia externa.
O sistema híbrido do 499P foi construído especificamente para o carro, mas foi fortemente influenciado pela tecnologia usada no programa de Fórmula 1 da Ferrari. Falando à imprensa, o chefe de design e desenvolvimento de carros de corrida GT, Ferdinando Cannizzo, expôs como os vários programas de corrida da Ferrari contribuíram para o desenvolvimento do 499P. Que, embora tecnicamente seja muito mais um carro de F1 no design de seu chassi e aerodinâmica, foi o lado GT que teve o maior impacto no carro final.
Regime Intensivo de Testes
Embora tenha passado pouco mais de um ano entre o anúncio de fevereiro de 2021 do programa LMH da Ferrari e os testes iniciais da pista, Cannizzo disse que a equipe teve seu modelo conceito rodando no simulador cerca de três meses antes, em dezembro de 2020.
Muito tempo no simulador – antes e depois cada teste de pista, o tempo de volta virtual de uma temporada inteira, bem como trazer dois protótipos para os dias de pista com foco em desempenho e confiabilidade – ajudaram a levar o 499P onde está tão rapidamente. O mesmo aconteceu com os testes nas equipes GT da Ferrari, bem como um 488 (presumivelmente um GT3 ou GTE) rodando ao lado como referência.
Embora o domínio nas 24 Horas de corrida da Le Mans, em Maranello (Espanha), em junho seja, sem dúvida, uma prioridade, o 499P está programado para fazer sua estreia primeiro com os 1.600 km em Sebring (Estados Unidos), em março próximo.
Fonte: Car and Driver
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Freddie Mercury: Rolls-Royce 1974 do cantor do Queen vai a leilão para ajudar refugiados da Ucrânia
+ Garagem secreta com coleção de Fuscas e outras antiguidades é descoberta no interior de SP
+ BMW renova parceria com marca de roupas Kith em coleção ultralimitada. Saiba detalhes!