Após meses de especulação, a Honda revelou nesta quinta-feira (21) na Europa a sua inédita tourer, uma moto derivada da nova CRF 1100L Africa Twin.
+ Honda apresenta a nova CRF 1100L Africa Twin por R$ 70.490
+ Comparativo Honda CRF 1000L Africa Twin x Suzuki V-strom 1000
+ Honda Rebel irá ganhar motor da Africa Twin 1100 ?
A NT1100 é um modelo voltado para as estradas, uma alternativa mais potente do que NC 750X e mais acessível que a imensa Honda Gold Wing.
Para criar a nova motocicleta, a Honda aproveitou a elogiada base da Africa Twin, mas alterando vários pontos para que a NT1100 tenha um perfil mais voltado no asfalto.
A nova tourer também possui um ângulo de caster ligeiramente menor, de 26,5º, com um trail ligeiramente reduzido. O entreeixos também é mais curto, com 1.535 mm, comparado aos 1.575 mm da CFR 1100 L.
A ciclística também é herdada de sua irmã aventureira, usando um chassi de berço duplo e um chassi auxiliar de alumínio. Embora para se adequar ao objetivo esportivo do NT1100, a suspensão foi substituída por um equipamento voltado para a estrada que é combinado com uma geometria de direção mais agressiva. Assim, podemos ver como agora ela usa uma suspensão invertida Showa de 43 mm com um curso de 150 mm em seu eixo dianteiro, enquanto na traseira, ele usa um monoshock com pré-carga e ajuste hidráulico remoto.
A NT1100 é uma moto mais pesada – 238 kg na versão manual e 248 kg na DCT – além de possuir um centro de gravidade mais baixo para favorecer o comportamento nas estradas.
Tela multimídia
Em termos de recursos, a Honda forneceu a NT1100 um display TFT touchscreen de 6,5 polegadas que oferece Apple CarPlay, Android Auto e opções de conectividade Bluetooth. Ele também apresenta uma infinidade de auxílios ao piloto, como Wheelie Control, Honda Selectable Torque Control (HSTC), três modos de pilotagem padrão – Urban, Rain, Tour e dois modos de pilotagem personalizáveis.
Motor
Mecanicamente a moto usa o mesmo motor da Honda CRF1100L Africa Twin, mas otimizado para produzir uma ‘batida’ diferente em baixas rotações e uma aceleração suave e enérgica. É o motor de dois cilindros paralelos de 1.084 centímetros cúbicos capaz de desenvolver 100 cv a 7.250 rpm e torque máximo de 10kgf a 6.250 rpm.
Possui acelerador eletrônico (TBW) que permite o gerenciamento do motor e o PGM-FI alimenta os corpos de injeção.
Associado a este motor pode haver uma caixa de câmbio manual de seis velocidades ou uma automática de dupla embreagem DCT. Esta última configurável em dois modos, manual ou automático com padrões de mudança pré-programados.
Para melhorar sua eficiência na estrada, possui três modos de condução (divididos entre Urban, Rain e Tour) e outros três níveis de controle. Ela também possui dois modos totalmente personalizáveis chamados de Usuário 1 e 2, que são armazenados na memória após sua configuração. Todos eles selecionáveis do manete esquerdo.
Para parar com segurança, a Honda confiou em um sistema de freios assinado pela Nissin com pinças de montagem radial de quatro pistão e discos de 310 mm na frente, e uma pinça de pistão único com disco de 256 mm na parte traseira. Ambos controlados por ABS. Os aros de alumínio de 17 polegadas são calçados com pneus 120 / 70-17 dianteiros e 180 / 55-17 traseiros.
A nova Honda NT1100 estará disponível em três cores diferentes , Iridium Grey Matte Metallic, Glare White Pearl e Graphite Black. O preço e a data de chegada às concessionárias da marca ainda não foram revelados.