Os sistemas baseados em inteligência artificial estão ficando cada vez mais… inteligentes. O Google, por exemplo, criou o MusicLM, que é capaz de produzir músicas a partir de textos simples.
+ Carnaval 2023: Anitta elege look poderoso para show de pré-carnaval
+ Cientista descobre razão das baterias descarregarem sozinhas
+ iPhone 15 deverá contar com Wi-Fi 6E
+ myHonda Connect chega aos modelos New City e City Hatchback
A novidade foi revelada pela empresa de tecnologia em um trabalho científico. De acordo com o Google, o MusicLM foi alimentado com mais de 280 mil horas de música para aprender a complexidade de gerar canções coerentes a partir de descrições textuais.
Uma das trilhas criadas pela inteligência artificial reproduz de maneira extremamente convincente a musiquinha de um jogo arcade. Já a outra faz uma fusão entre reggaeton e música eletrônica.
O Music LM foi capaz ainda de criar músicas a partir de entradas como “hora de meditar”, “hora de acordar” ou “hora de correr”, ou a partir das descrições textuais de obras de arte famosas, como o quadro A Persistência da Memória, do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí. Os exemplos podem ser conferidos aqui.
Ainda não há previsão para a novidade chegar a algum produto do Google. Uma das razões para isso está na tendência atual do MusicLM de incorporar partes de canções protegidas por direitos autorais usadas em seu treinamento na produção das suas canções.