O iOS 16, a versão mais recente do sistema operacional da Apple, chegou nesta segunda-feira (12) aos celulares iPhone trazendo uma série de novidades para os smartphones da marca.
+Aos 48 anos, Gaby Spanic ousa com biquíni fio-dental no Rio de Janeiro
+ Apple anuncia o iPhone 14; veja os preços no Brasil
+ FAB encontra caça F-5 desaparecido há 40 anos
+ Artemis I: lançamento deve acontecer em 23 ou 27 de setembro
Confira a seguir cinco coisas que você precisa saber sobre o iOS 16 e os novos recursos.
Quais celulares podem receber o iOS 16?
O iOS 16 chega pré-instalado nos novos iPhone 14. Mas pode ser instalado também em todos os smartphones da Apple a partir do iPhone 8.
Para fazer a atualização do sistema operacional da Apple, vá até “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de Software” e, em seguida, pressione a opção “Instalar Agora”.
Tela de bloqueio
Uma novidade do iOS 16 é a possibilidade de configurar diferentes telas de bloqueio ligadas ao modo Foco.
A nova versão do sistema operacional traz ainda widgets na tela de bloqueio e as mensagens da barra de notificações, que agora aparecem de baixo para cima.
Privacidade e imagens
O iOS 16 chega também com uma galeria de fotos ocultas que exige o desbloqueio por código ou biometria para ser acessada. Outra novidade é a detecção automática de fotos duplicadas na galeria.
Por falar em imagens, o usuário pode agora retirar facilmente o fundo, permitindo facilitar a transformação dos elementos selecionados em figurinhas.
Segurança
No Safari, agora é possível usar o reconhecimento facial ou a impressão digital para substituir a senha em sites. O recurso funciona também em outros equipamentos que não sejam da Apple.
É possível, por exemplo, logar em uma smart TV escaneando um QR code com o iPhone e fazer a confirmação usando a sua biometria ou reconhecimento facial.
Mensagens
O iMessage permite editar mensagens enviadas ou desfazer o envio.
Já no app Mail, é possível cancelar um e-mail enviado em até 30 segundos ou agendar o envio de mensagens.