iPhone 15 anos: como era o 1º smartphone da Apple

iPhone 15 anos: como era o 1º smartphone da Apple

Até então conhecido pelos seus computadores e pelo tocador de música iPod, a Apple deu o seu primeiro passo para se tornar uma das principais fabricantes de celulares do mundo em janeiro de 2007, quando Steve Jobs revelou o 1º iPhone.

+Samara Felippo testa positivo para Covid-19: “Não foi fácil”
+ LibreOffice 7.3 terá suporte para idioma klingon
+ Sony divulga os jogos mais vendidos na PS Store em dezembro
+ Caça F-35 expande presença global e já soma mais de 750 unidades em operação

Avançado para a época, o iPhone pioneiro chegou ao mercado em junho do mesmo ano e foi criado para ser um telefone que também incorporava as funções do iPod.

Tinha uma configuração que deixa bem claro como os smartphones evoluíram nos últimos 15 anos. O celular trazia uma tela touch de 3,5″ e resolução de 480×320 pixels e trazia apenas uma câmera traseira de 2 MP. Por outro lado, incorporava sensores de proximidade, luminosidade e acelerômetro.

O processador era um Samsung de 32 bits e 620 MHz. Com 128 MB de RAM, podia ser adquirido em versões com 4, 8 ou 16 GB de armazenamento. Inicialmente equipado com o sistema operacional iPhone OS 1, foi compatível até o iOS 3.1.3, lançado em 2010. Já para transferência de dados, o celular era compatível com 2G.

Já em julho do ano seguinte, a Apple revelava o substituto iPhone 3G, que além da compatibilidade com 3G incorporava também como novidade o GPS. Foi em 2008 que surgia também a App Store, que pela 1ª vez permitia baixar aplicativos de terceiros.